Pós-doutoranda do PPGAS lança esta semana o livro “O colecionador de histórias miúdas – Machado de Assis e o jornal”

14/10/2013 12:06

O colecionador de histórias miúdas – Machado de Assis e o jornal, de Jeana Laura da Cunha Santos

Este livro proporciona um encontro entre o jornalismo do passado e a complexidade contemporânea. Desvenda as sensações dos cronistas-flâneurs do final do século XIX, arautos do jornalista moderno, em sua busca pelas notícias nas ruas e becos cariocas onde elas aconteciam, espelhando-as com essa entrada do século XXI, quando as pessoas refugiam-se no interior de suas casas e recebem as informações pelas redes de comunicação eletrônicas sentadas em suas poltronas entre quatro paredes. O primeiro tempo é o da reinvenção da literatura, da crônica, da inauguração do jornal e do jornalista imerso na cidade, e o segundo, o da retirada para o abrigo, da informação no tempo real e do acúmulo de funções e de dispositivos, do profissional multimídia.

Num tempo em que muitos veem no livro eletrônico um verdugo para o impresso, outrora também se viu no jornal o algoz deste mesmo livro. Como poderia um objeto de uso particular competir com o consumo coletivo do jornal? Uma transição vivenciada no final do século XIX e retratada por Machado de Assis e João do Rio em suas crônicas. Um momento em que o jornal, a fotografia e o cinema rompem com a leitura linear do texto (livro) e da imagem (pintura) e que nos permite comparar o cronista que flanava pelo Rio de Janeiro de então e o jornalista multimídia atual.

Jeana Laura da Cunha Santos é graduada em Jornalismo e Mestre e Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Como jornalista, trabalhou no SBT-SC, RBS TV e TV Barriga Verde. Foi assessora de imprensa junto à Associação dos Professores da UFSC e Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina. Atuou como professora na Unisul, Estácio de Sá e UFSC. Pós-doutora em Antropologia pela UFSC, também desenvolve estudos de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da mesma Universidade, onde foi a vencedora do concurso de crônicas Maura de Senna Pereira em 2013. É autora do livro A Estética da Melancolia em Clarice Lispector (Edufsc).

Dados do lançamento

Dia 17 de outubro (quinta), 19h30, na Livrarias Catarinense do Shopping Beira-Mar, em Florianópolis.