NH-NESSI-PPGAS exibe: Remições do Rio Negro, 04/06 às 19hs

26/05/2014 19:22

Sinopse: Documentário sobre as missões salesianas no Alto Rio Negro, no Amazonas, e sua relação com o processo de colonização dos povos indígenas da região. O filme parte da história do Padre Casimiro Béksta, que atuou nas missões nas décadas de 50 e 60, e também busca os ex-alunos indígenas que participaram dessa história.
João Rivelino Rezende Barreto é Tukano do Alto Rio Negro, sib Sararó Yuúpuri Búbera Põra. Possui Licenciatura plena em Filosofia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB-Manaus-AM-2004-2008). Foi o primeiro indígena mestre em antropologia social pela Universidade Federal do Amazonas (PPGAS-UFAM-2009-2012), com a dissertação “Formação e Transformação de Coletivos Indígenas no Noroeste Amazônico: Do mito à Sociologia das Comunidades”.