Parecer da Comissão de Gestão do PPGAS sobre bolsas ME/DO em 2015.1.

13/03/2015 16:23

Parecer da Comissão de Gestão do PPGAS – Reunião 5/mar/15

Aos cinco dias do mês de março de 2015 reuniram-se na sala 110 do Departamento de Antropologia da UFSC os membros da Comissão de Gestão do PPGAS Prof. Edviges Marta Ioris, Profa. Evelyn Schuller Zea, Profa Miriam Furtado Hartung e as representantes discentes Simone Frigo (doutorado) e Beatriz Pereira de Oliveira (mestrado).  Participou também da reunião o Prof. Rafael Victorino Devos, sub-coordenador do PPGAS UFSC.

Ao início da reunião foram apresentadas as cotas de bolsas disponíveis para 2015 e as últimas notícias da PROPG UFSC quanto às demandas de bolsas. A Comissão constatou que, atendendo às demandas dos estudantes com ingresso em 2014 que ainda não tem bolsa, restaram ainda 11 bolsas de mestrado (7 bolsas CAPES DS e 4 bolsas CNPq) e 7 bolsas de doutorado (6 CNPq e 1 CAPES) para os estudantes que ingressam em 2015 no programa. Ainda há uma cota de doutorado que pode ser disponibilizada, caso haja renovação de financiamento de pesquisas pelo CNPq do Instituto Brasil Plural, assunto do qual a coordenação buscará mais informações. A comissão reafirma a decisão do colegiado, já definida em reunião ordinária das gestões anteriores, de não fazer a troca entre bolsas CAPES por bolsas CNPq, para os alunos que já estão no programa, pois os alunos que tem bolsa CNPq no doutorado apesar de receberem taxa de bancada para financiamento de pesquisa,  não tem prioridade nas solicitações de auxílios a eventos e trabalho de campo do programa. A dotação de bolsa CNPq ou CAPES será decidida pela coordenação, conforme  os documentos apresentados pelos estudantes mediante os prazos e exigências de cada agência financiadora.

Quanto ao mestrado, destinando duas cotas de bolsa para ações afirmativas restaram ainda 8 cotas a serem distribuídas. Destas, a comissão, após a leitura e discussão de memoriais de condições socioeconômicas e trajetórias enviadas pelos estudantes, decidiu destinar duas cotas de bolsa prioritárias por critérios socioeconômicos ao mestrado, tendo mais 6 cotas de bolsa a serem implementadas conforme a classificação na seleção de mestrado.

Quanto ao doutorado, das 7 cotas disponíveis, uma está reservada para ações afirmativas. As demais 6 cotas de doutorado foram distribuídas após a leitura e discussão de memoriais de condições socioeconômicas e trajetórias enviadas pelos estudantes. A comissão decidiu alocar 3 bolsas prioritariamente por critérios socioeconômicos, deixando 3 cotas de bolsas para aplicação conforme classificação no processo seletivo. Como os 4 primeiros lugares no processo seletivo do programa estão empatados, a comissão considera que ainda é necessária a consulta aos candidatos interessados que não entregaram documentação se desejam pleitear o desempate por critérios socioeconômicos. Foi decidido o prazo até as 8hs da manhã do dia seis de março para envio da documentação solicitada.

No dia seis de março a coordenação, consultando a comissão de gestão, decidiu pelo desempate entre os candidatos, iniciando já a implementação de algumas bolsas em função do prazo urgente correspondente às exigências das agências financiadoras para implementação das bolsas.

As cotas de bolsa e os respectivos estudantes estão descritos na tabela em anexo. Caso existam alterações nas ofertas de bolsas a coordenação consultará a comissão sobre critérios para implementação de novas cotas de bolsas. Os demais estudantes que permaneceram empatados no processo seletivo do doutorado, mas que não concorrem, no momento, a cotas disponíveis, serão consultados novamente quando da disponibilidade de novas bolsas sobre critérios de situação socioeconômica para o desempate e/ou definição de situações prioritárias.

Acesse o anexo clicando aqui.

Parecer da Comissão de Gestão do PPGAS – Reunião 7/abr/15

Acesse a ata clicando aqui.