Orientações e procedimentos durante greve dos técnicos administrativos (TAs) do PPGAS

03/07/2015 18:44

Prezad@s colegas docentes e discentes,

Como é de conhecimento, os TAs do PPGAS estão em estado de greve, e todas as suas atividades paralisadas. A coordenação do PPGAS ressalta que não tem condições de assumir os trabalhos dos técnicos administrativos e, conforme amplamente discutido na reunião do Colegiado de 24/06/2015, informa os procedimentos que serão tomados em relação às demandas discentes e docentes:

1.    Bancas de qualificação de projeto ou de tese: essas qualificações podem ser conduzidas pelo orientador e aluno conforme seus planejamentos, porém as bancas somente terão suas respectivas portarias quando os técnicos administrativos retornarem. Assim, devem encaminhar a solicitação de banca à coordenação do PPGAS, colocando uma via no escaninho do PPGAS, e manter cópia consigo.  Ao término do rito de defesa, proceder com ata, conforme formulário que está na página do PPGAS, deixando a parte onde se inscreve o número da portaria da banca em branco. Colocar cópia de ata, junto com cópia da solicitação de banca, em envelope fechado, com identificação da banca do aluno e orientador, e colocar no escaninho do PPGAS. Quando os técnicos administrativos retomarem suas atividades, lançarão retrospectivamente as suas portarias e inserirão no sistema. Sugerimos manter uma cópia da ata da defesa consigo.
Os documentos mencionados encontram-se em: http://ppgas.posgrad.ufsc.br/qualificacao-de-projeto-mestradodoutorado/

2.    Bancas de defesa de dissertações (mestrado) e teses (doutorado): somente serão encaminhas as bancas em duas situações:
2.1    Aquelas que não demandam a compra de passagens para membros externos ao Colegiado. Não há condições de a coordenação proceder com a compra de passagens para assegurar a vinda desses membros, e sugere-se que para as bancas que sejam urgentes, priorizem membros de instituições locais.
2.2    Casos urgentes, significando, aqueles que não têm mais tempo para prorrogação de matrícula; já tendo esgotado as duas prorrogações regimentais previstas.
As bancas que ocorrerem nesses casos, e aquelas que estão ocorrendo por terem sido solicitadas antes da greve, devem proceder da mesma forma que as bancas de qualificação, colocando a Ata de defesa, cópia da solicitação de banca e demais formulários, em um envelope para ser depositado no escaninho do PPGAS. Também nesses casos aguardarão a retorno dos técnicos administrativos para inserção no sistema. O prazo para depósito na biblioteca somente contará após o retorno dos técnicos administrativos.
Os documentos estão em: http://ppgas.posgrad.ufsc.br/procedimentos-para-montar-banca-examinadora-de-defesa/

3.    Defesas de qualificação de projeto e tese por parecer: As defesas de qualificação de projeto ou tese que por ventura ocorram por parecer, em vez de presencial, devem ser registradas em ata, informando que ocorreram pelos respectivos pareceres que devem estar afixados em anexo, colocados em envelope identificado e depositado no escaninho do PPGAS. Não serão consideradas defesas plenas se as atas forem depositadas sem os respectivos pareceres anexados.

4.    Prorrogação de matrícula: solicitações podem ser encaminhadas normalmente, respeitando o prazo de até dez dias antes da reunião do colegiado (a próxima está agendada para ser realizada no dia 12 de agosto), para encaminhamento à comissão de ensino que emitirá parecer a ser apreciado pelo colegiado.

5.    Atestados de matrícula: somente serão emitidos em casos extremamente urgentes. A solicitação deve ser feita antecipadamente por email: coordenaçãoppgas@contato.ufsc.br

6.    Matrícula em disciplina isolada: alunos interessados em disciplinas isoladas devem contatar os respectivos professores que as ministrarão para seu aceite, frequentar as aulas, e quando os técnicos administrativos retomarem suas atividades eles farão o registro das matrículas.

Cordialmente,

Edviges M Ioris