Nota de indignação pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Pedro Gomes

15/03/2018 13:27

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social vem se somar às vozes de diversas organizações sociais e da Associação Brasileira de Antropologia em sua indignação com o assassinato da Vereadora Marielle Franco. Nascida no Complexo da Maré, Marielle era conhecida por seu ativismo pelos direitos humanos e, em particular, contra a violência racista no Rio de Janeiro. Ela Coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro e, desde a intervenção militar no Rio de Janeiro, tem sido uma importante voz na denúncia contra o acirramento da forma violenta e abusiva da atuação da polícia contra a população do estado.

Manifestamos nosso pesar pela morte da Vereadora Marielle e de Anderson Pedro Gomes, motorista que a conduzia no momento do brutal ataque, e nossos sentimentos a seus familiares e amigos.

Demandamos uma completa investigação desses dois assassinatos, assim como das ameaças e mortes que vêm atingindo de forma crescente ativistas, negros e indígenas em nosso país.