Nota de pesar pelo incêndio no Museu Nacional

03/09/2018 13:19

O Museu Nacional protagonizou momentos críticos da Ciência no Brasil. Primeira Instituição científica do país, revolucionou a investigação de sua história e sua cultura para além da colonização. Suplantou o racismo científico com pesquisa qualificada no Brasil sobre o legado de africanos e indígenas para a ciência mundial. Confrontou a destruição dos povos ameríndios e seus territórios com políticas de compreensão e promoção da diversidade da vida no planeta. Concretizou a atuação da Ciência na defesa dos Direitos Humanos aliado aos mais diversos segmentos da sociedade nacional que sofreram opressão na construção da democracia no país. Participou da consolidação da ciência brasileira na comunidade acadêmica internacional e da recomposição dos museus como fóruns para a cidadania e a democracia, fortalecidos pela pesquisa de excelência e a abertura para o diálogo. E agora vive um triste momento, com a redução drástica de seu orçamento e o descaso com suas condições de existência, que resultaram no incêndio que destruiu dois séculos desse trabalho que fizeram seu (nosso) acervo.

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina se solidariza com os colegas do Museu Nacional, professores, estudantes, museólogos, arqueólogos, servidores e pesquisadores em geral, e com a ampla comunidade e com as populações que se reuniam em torno e participavam das atividades e da vida da instituição. Pela perda irreparável que sofremos, nos juntamos à luta por um futuro para a pesquisa no país, conclamando a sociedade à reconstrução urgente do investimento público na Ciência, na Educação, na Cultura e na Saúde no Brasil.

Florianópolis, 02 de setembro de 2018.