Previsão de bolsas para 2019

06/12/2018 11:45

Foi aprovado na 9a reunião do Colegiado do PPGAS o parecer da comissão de gestão a respeito da previsão de distribuição de bolsas para estudantes ingressantes e atuais estudantes sem bolsa que solicitaram bolsa para 2019. Destacamos que se trata de uma previsão, a quantidade de bolsas disponíveis será confirmada somente no início do próximo semestre.

PARECER DA COMISSÃO DE GESTÃO

A Comissão de Gestão reuniu-se no dia 03 de dezembro de 2018 na sala da coordenação do PPGAS, às 16hs, para planejar a distribuição de bolsas em 2019, conforme consulta prévia realizada a discentes atuais e a ingressarem no PPGAS em 2019 aprovado(a)s nas seleções de mestrado e doutorado.  Estavam presentes o coordenador Rafael Victorino Devos, as docentes Vânia Zikan Cardoso, Edviges Marta Ioris e as representes discentes Tarsila Chiara Albino Da Silva Santana e Virginia Squizani Rodrigues.

Segundo as atuais cotas de bolsas do PPGAS, estão previstas 13 bolsas de mestrado e 15 bolsas de doutorado a serem alocadas em março de 2019. A confirmação dessa quantidade de bolsas e de mais eventuais cotas emergenciais só será realizada no começo do semestre 2019/1. Foram consideradas as atuais regras do PPGAS para destinação de bolsas, conforme a Resolução 03 PPGAS 2015 (Normas de bolsas).

Após a análise da documentação enviada por candidato(a)s à bolsa, passou-se a discussão sobre quais as candidaturas seriam consideradas prioridade socioeconômica e quais candidaturas seguirão concorrendo à bolsa conforme seu desempenho acadêmico. O desempenho acadêmico (no processo seletivo ou como estudante no PPGAS) também foi considerado para ranqueamento das candidaturas de ações afirmativas e entre as candidaturas consideradas prioridade socioeconômica. Foi definido também que serão alocadas primeiramente as cotas que estiverem disponíveis em 2019 de bolsas CNPq e em seguida as cotas de bolsa disponíveis CAPES-DS. Após amplo debate, chegou-se à seguinte ordem de classificação para alocação de bolsas:

Mestrado:

1  – Gabriela Pedroni – atualmente com bolsa emergencial (obrigatório destinar cota do PPGAS)

2 – Priscila Oliveira dos Anjos               – 1ª. Colocada Ações Afirmativas p/ Negro(a)s

3 – Ítalo Rodrigo Mongcõnnan Reis       – 1º. Colocado Ações Afirmativas  p/ Indígenas

4 – Julia Graziella Grah Sens                 – prioridade socioeconômica – turma de 2018

5 – Elaine Cristina Espíndola Camargo   – prioridade socioeconômica – turma 2019

6 – Thiago da Silva Santana                   – prioridade socioeconômica – turma 2019

7 – Victoria Spinola Felix                      – prioridade socioeconômica – turma 2019

8 – Massiel Amelia Lazo Rojas               – desempenho acadêmico – turma  2018

9 – Marília Pinheiro Rosa de Castro       – desempenho acadêmico – turma 2019

10 – Bárbara Elice da Silva de Jesus       – desempenho acadêmico – turma 2019

11 – Louise Lima Karzeski                     – desempenho acadêmico – turma 2019

12 – Fábio Leite de Carvalho                 – desempenho acadêmico – turma 2019

13 – Ana Clara Ferruda Zilli                   – desempenho acadêmico – turma 2019

14 – Ana Lídia de Oliveira                     – desempenho acadêmico – turma 2019

15 – Luciana Fernandes da Silva            – desempenho acadêmico – turma 2019

Doutorado:

1 – Darllam Neves da Rocha                  – 1º colocado Ações Afirmativas p/ Negro(a)s

2 – Adriana Aparecida Belino Padilha    – 1º. Colocada Ações Afirmativas  p/ Indígenas

3 – Bianca Hammerschmidt                  – prioridade socioeconômica – turma 2019

4 – Alberto Luiz de Andrade Neto         – prioridade socioeconômica – turma 2019

5 – Alexander Brandão C. de Souza       – prioridade socioeconômica – turma 2019

6 – Ana Valéria Salza Vasconcelos         – prioridade socioeconômica – turma 2019

7 – Cauane Gabriel A. Maia                   – prioridade socioeconômica – turma 2019

8 – Leonardo Garcia Carneiro               – prioridade socioeconômica – turma 2019

9 – Vanessa Fonte Oliveira                   – prioridade socioeconômica – turma 2019

10 – Elis do Nascimento Silva                – desempenho acadêmico – turma 2019

11 – Sandra Sthephanie H. P. Ribeiro    – desempenho acadêmico – turma 2019

12 – Lunia Costa Dias                            – desempenho acadêmico – turma 2019

13 – Dassuem Reis Nogueira                 – desempenho acadêmico – turma 2019

14 – Jaqueline Conceição da Silva         – desempenho acadêmico – turma 2019

15 – Carolina Amorim S. Bittencourt     – desempenho acadêmico – turma 2019

16 – Manuel Felipe Ansaldo Roloff        – desempenho acadêmico – turma 2019

Outras questões relativas às regras para destinação de recursos PROAP de auxílio a participação em eventos ou para trabalho de campo serão discutidas quando a PROPG informar o orçamento disponível em 2019 para o PPGAS.

Florianópolis, 03 de dezembro de 2018