Eventos na UFSC

Rede Saúde do IBP recebe pesquisadores do México e Colômbia em encontros durante o mês de novembro

O INCT Brasil Plural recebe neste mês de novembro quatro pesquisadores, renomados na área deAntropologia da Saúde da América Latina, como parte dos Encontros da Rede de Pesquisa Saúde: práticas locais, experiências e políticas públicas. Nos dias 7 e 8 de novembro, os convidados são os professores Eduardo Menéndez (CIESAS/México), Rosa Maria Osório (CIESAS/México) e Jesus Armando Haro (Programa de Salud y Sociedad, Colégio de Sonoro/México), que participam do Seminário de Antropologia da Saúde e de uma conversa com pesquisadores. Já o professor Hugo Portela (Universidad del Cauca/Colômbia) participa da segunda parte do seminário de Antropologia da Saúde, no dia 14 de novembro. MAIS

***

Coletânea sobre etnobiologia é lançada na UFSC

Foi lançada na noite desta quarta feira, junto ao Curso de Licenciatura Intercultural Indigena, o o livro Etnobiologia e Saúde de Povos Indígenas, organizado por Moacir Haverroth, reunindo textos de vários pesquisadores sobre saúde indígena e a relação que esta população estabelece com o meio ambiente, com foco nos aspectos culturais e étnicos, a etnobiologia. A coletânea contou com o apoio do Instituto Brasil Plural. Um desses trabalhos, “Medicina tradicional: reflexões antropológicas sobre a atenção diferenciada”, é de autoria da coordenadora do IBP, Esther Jean Langdon, professora do Departamento de Antropologia da UFSC, que também assina o prefácio da coletânea. MAIS

***

 

Seminário Patrimônio Cultural e Museologia começa na próxima terça

Publicado em 04/11/2013 às 16:43

 

II Seminário Patrimônio Cultural e Museologia entre os dias 5 e 8/11/13

 

O Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural (NAUI) do PPGAS promove o II Seminário Patrimônio Cultural e Museologia, entre os dias 5 e 8 de novembro, no auditório do Centro de Ciências da Educação (CED), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), do INCT Brasil Plural e do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (PGAU-Cidade). Continue a leitura (cf. http://naui.ufsc.br/ )

 

****

Convite para Ciclo de Palestras no PPGAS:

LÍNGUAS, TRADUÇÕES E NARRATIVAS AMERÍNDIAS

Palestrantes:

João Rivelino Rezende Barreto (UFAM)*

José Ribamar Bessa Freire (UERJ/UNIRIO)**

Data: quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Horário: 18h30

Local: Auditório do Museu Marque – CFH/UFSC.

(*) João Rivelino Rezende Barreto é Tukano do Alto Rio Negro, sib Sararó Yuúpuri Búbera Põra. Domina a Língua Tukana tanto na fala como na escrita. Possui Licenciatura plena em Filosofia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB-Manaus-AM-2004-2008). Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (PPGAS-UFAM-2009-2012), com a dissertação “Formação e Transformação de Coletivos Indígenas no Noroeste Amazônico: Do mito à Sociologia das Comunidades”. É pesquisador do Núcleo de Estudo da Amazônia Indígena (NEAI-UFAM). Atuou como professor presencial no Município de Amaturá-AM, (Julho de 2011, Janeiro e Fevereiro de 2012) no Curso de Pedagogia – Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Amazonas PROIND/UEA. Em Julho de 2012 atuou como professor (credenciado) da Universidade Federal do Amazonas pelo Plano de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR no Município de São Gabriel da Cachoeira.

(**) José Ribamar Bessa Freire é professor da Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-Rio) e da Faculdade de Educação da UERJ, onde coordena o Programa de Estudos dos Povos Indígenas. Obteve os diplomas de professor normalista pelo Instituto de Educação do Amazonas (1965), de graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969) e de Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Cursou o doutorado em Historia na École Des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França (1980-83). Foi professor no Programa de Maestria da Universidad Nacional de Educación, em Lima, da Faculdade de Educação da PUC-Peru e da Universidad Particular Ricardo Palma (1974-1976), bem como da Universidade Federal do Amazonas (1977-1986). Escreveu, organizou e coorganizou vários livros, entre os quais Rio Babel – a história das línguas na Amazônia (2011), Políticas de línguas no novo mundo (2012), Essa Manaus que se vai (2012), Línguas Gerais – Política Linguística e Catequese na América do Sul no Período Colonial (2003), Os índios em Arquivos do Rio de Janeiro (1995-1996) e A Amazônia no período colonial (2008 – 7a. edição), entre outros. Mantém coluna semanal em jornais do Amazonas desde 1984 aos dias de hoje.

 

****

CONVITE para as próximas palestras no PPGAS

Lynn Mario Trindade Menezes de Souza (USP):
“Para além da colonialidade: a estética da lingua-materna-múltipla”

Pedro de Niemeyer Cesarino (USP):
“Montagem e formação do mundo na poética marubo”

Data:terça-feira, 24 de setembro de 2013

Horário: 18h00

Local: Sala 110 do Departamento de Antropologia – CFH/UFSC.

****

CONVITE para Palestra no PPGAS proferida pelo Professor Rupert Stasch, da Universidade de California, San Diego (UCSD),

“From Primitive Other to Papuan Self: Korowai Engagement with Ideologies of Unequal Worth in Encounters with Tourists, State Officials, and Education” 
Data: quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Horário: 18h30
Local: Sala 110 do Departamento de Antropologia – CFH/UFSC.
A palestra será proferida em inglês.
*****

Convite para bate-papo com o antropólogo Rafael José de Menezes Bastos

Para animar e estimular a leitura, a 17ª Feira da EdUFSC promove no dia 4 de setembro, às 17h, no Centro de Convivência, um bate-papo com o antropólogo Rafael José de Menezes Bastos, autor de uma obra magnífica A festa da jaguatirica – Uma partitura crítico-interpretativa. A obra, que inaugura a Coleção Plural da EdUFSC, embora já disponibilizada na Feira, ainda não foi oficialmente lançada. São mais de quatro décadas de pesquisas sobre a música dos Kamaiurá e do Alto Xingu. Um CD acompanha o livro do etnomusicólogo.


Rafael José de Menezes Bastos, que pesquisa o assunto desde 1969, é autor de outro livro pela EdUFSC. Em 1999, publicou na Coleção Geral a segunda edição de A musicológica Kamayurá – Para uma antropologia da comunicação no Alto Xingu. 

*****

*****

Palestra

Antropologia no Sul do País e o

Acervo de Sílvio Coelho dos Santos

Maria José Reis e Nádia Philippsen Fürbringer

Dia: 05/07/2013

Sala: 110 Dep ANT-CFH (Sala Sílvio Coelho dos Santos)

Horário: 14h30min

****

Ciclo de Palestras do PPGAS

Prof. Dr. MARIO BICK – Bard College/NY

 

“Quem somos nós? Antropólogos na história, histórias de Antropologia

 

 

Data: 03 de julho (quarta-feira)

Hora: 17h00

Local: Sala 110 (Multimeios) do Departamento de Antropologia (CFH)

****

Imágenes integradas 1

****

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=fa0a942779&view=att&th=13f426fd0d0c89af&attid=0.1&disp=inline&safe=1&zw&saduie=AG9B_P9BVBcAHS1oYSCPdzLP8gnw&sadet=1371438000316&sads=97ZRDDJxvmnUw9cJIZgQP0kHY3w

 

****

 

 

http://jornadasppgas2013.wix.com/site

Jornadas Antropológicas PPGAS/UFSC 2013:

“Antropologias em Trânsito: formações entre o campo e a escrita”

8 – 11 de

Outubro

2013

As Jornadas Antropológicas PPGAS/UFSC 2013 – “Antropologias em Trânsito: formações entre o campo e a escrita” se realizarão entre 8 e 11 de outubro de 2013, promovidas pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina.
Consolidadas como um importante espaço de encontros e diálogos entre pares, as Jornadas visam reflexionar sobre a diversidade de práticas e perspectivas teórico-metodológicas que caracterizam à disciplina e, ao mesmo tempo, tentam discutir e formular novas perguntas em torno das possíveis antropologias. Nesta edição, a intenção é ampliar e enriquecer o leque dos debates a partir da incorporação dos colegas das graduações em Antropologia Social, Ciências Sociais e Museologia, dentre outras áreas afins.
Para tal tornamos pública a Chamada de Trabalhos e incentivamos a participação de todos nas diversas sessões das Jornadas. Será uma oportunidade para compartilhar olhares e experiências de pesquisa, aproveitando também para abrir o diálogo e fortalecer redes de intercâmbio com professores e investigadores de outras instituições nacionais e internacionais.

As Jornadas

Local e Data

As Jornadas Antropológicas PPGAS/UFSC serão realizadas do dia 8 ao dia 11 de outubro de 2013, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina, campus Trindade, Florianópolis, SC.

Datas Importantes

Evento: 8 a 11 de outubro de 2013.
Envio de Resumos para Ateliês de Pesquisa: 30/06/2013
Envio de Propostas para Círculos de Debates: 30/06/2013
Envio de Propostas para Mostra Audiovisual: a definir
Divulgação dos Trabalhos Selecionados: 30/07/2013
Envio dos Trabalhos Completos para os Ateliês de Pesquisa: 15/09/2013

Comissão Organizadora

Anai G. Vera Britos

Carlos Uscategui

Cristhian Caje

Denia Román
Glauco Ferreira
Izomar Lacerda

Jimena Massa
Lays Cruz Conceição

Rafael Rodrigues
Talita Sene
Thiago Cardoso

****

Ciclo de Palestras do PPGAS

MARCOS AURÉLIO DA SILVA – pós-doutorando PPGAS (Núcleo: TRANSES)

“Festivais, cinema e políticas de representação”


Data: 05 de junho (quarta-feira)

Hora: 16h00

Local: Sala 110 (Multimeios) do Departamento de Antropologia (CFH)

****

Palestra João Rivelino Rezende PDF Imprimir E-mail

quarta-feira, 29 de maio de 2013, às 14:00.

Programa de Pós em Antropologia Social/PPGAS, Instituto Brasil Plural/IBP e Núcleo de Pesquisa em Fundamentos da Antropologia/A-funda convidam para:

Apresentação e conversa com antropólogo indígena

João Rivelino Rezende (PPGAS/UFAM) sobre sua dissertação

 “Formação e Transformação de coletivos indígenas do noroeste amazônico: do mito à sociologia das comunidades”

 

Data: quarta-feira, 29 de maio de 2013, às 14:00.

Local: sala 03/Depto Antropologia/CFH.

****

Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS-UFSC)

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH – Caixa Postal 476 – Campus Universitário – Trindade CEP 88040-900 – Florianópolis – SC – Brasil

Associação Brasileira de Antropologia (ABA) – Brasilia – Brasil

 

LIA TransOceanik

International Associated Laboratory –

Laboratoire d´Anthropologie Sociale – LAS/CNRS – France

Cairns Institute – James Cook University (JCU) – Australia

SEMINARIO INTERNACIONAL TRANSOCEANIK

Blurred Interfaces : Questioning norms, classifications and the primacy of language

Interfaces troubles: Normes, classifications et primat du langage en question

Interfaces borradas : Questionando normas, classificações e primado da linguagem

27 a 29 de maio de 2013

UFSC – Florianópolis, Brésil

 

PROGRAMA SEMINÁRIO INTERNACIONAL TRANSOCEANIK

(Constam deste programa os títulos nas línguas em que serão apresentados. Entre parenthèse les titres, en anglais ou français, des présentations orales en portugais)

 

Segunda 27 mai 2013 – Temática Geral – Masculino/Feminino – Masculin/Féminin – Male/Female

Local: Auditório do CFH/UFSC

10:00 – Sessão de Abertura

Langues: português e francês – portugais et français

Alicia Castells (coordenadora PPGAS UFSC), Barbara Glowczewski (coordenadora geral da rede Transoceanik), Carmen Rial (presidente da ABA), Joana Pedro (Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação UFSC).

10 :30 às 12 :00hs – Mesa 1 – Gênero, psicanálise e politica/ Genre, psychanalyse et politique / Gender, psychoanalysis and politics –

Langue: français – francês

Coordenadora :Miriam Grossi (UFSC, Florianópolis)

Apresentadora/es :

– Lia Zanotta Machado, (anthropologue, UnB, Brasilia) : “Théorie Féministe, Anthropologie et Psychanalyse”

– Claude Mercier (psychanalyste, Ecole Lacanienne de Psychanalyse, Paris) : « Dégeler les icônes par une furtive caresse »

Debatedoras : -Suely Rolnik (psychanalyste, crítique d’art, PUC-SP e MacBa – sous réserve) Clarissa Alcantara (artiste, performeuse, philosophe, PUC-SP) et Alexandre Soucaille (ANR Ruptures, CEIAS, LAS/TransOceanik) – Débat en français

13 :30 às 16 :00 – Mesa 2 – Gênero, Questões Raciais e Militância/ Genre, Questions Raciales et activisme / Gender, Race and Activism

Langues: portugais et français, português e francês

Coordenadora : Arianna Sala (Posdoctorante NIGS/PPGAS/UFSC)

Apresentadores/as :

– Felipe Bruno Martins Fernandes (Posdoctorant, NIGS/PPGAS/UFSC, Florianópolis) : « Video-aulas – genre, sexualités et questions raciales dans la formation d’enseignants des écoles publiques de Santa Catarina »

-Anahi Guedes de Mello (Etudiante en master, PPGAS UFSC, Florianópolis) : “Zelar, Preservar, Amar: debates sobre ativismo em gênero e deficiência no Brasil, a partir da ética feminista do cuidado”. (PP in english – “To care, to preserve, and to love: debates about gender and disability activism in Brazil from the feminist ethics of care.”)

– Kpêdétin Mariquian Ahouansou (Doctorante EHESS, LAS) : « De l’anthropologie des Français noirs aux politiques quotidiennes. Transversalité, genre, race »

– José Nilton de Almeida (UFPE)  (Filósofo, NEAB/UFRPE – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Recife) : « Educação e Questões Raciais: as políticas de democratização do ensino superior brasileiro »

Debatedoras :

Caterina Rea : (philosophe, Post-doc, PPGICH/UFSC, Florianópolis) e Corinne Fortier (LAS/TransOceanik) – Débat en français

16:00 às 16:30 – Intervalo

16:30 às 18:30 – Mesa 3 – Transgênero / Transgenres / Transgender

Langue – Français

Coordenador : Felipe Bruno Martins Fernandes (UFSC)

Apresentadores/as :

– Salvatore d’Onofrio (Anthropologue, LAS/TransOceanik): “Du sang transgenre d’un médiateur sans genre: le miracle de saint Janvier (Naples)”

– Simone Avila (Doctorante, PPGICH UFSC) – “Régimes de visibilité des hommes trans bresiliens: une question générationnelle”

– Corinne Fortier (anthropologue, CNRS, LAS/TransOceanik) : « La transidentité : les classifications en question »

Debatedor/a : Miriam Grossi (anthropologue, UFSC, Florianópolis) e Robin Rodd (anthropologist, JCU/Australia) – Débat en français

18 :30 às 19:00 Intervalo

19:00-20:30  Encerramento – Apresentação de Filme « Ces sourds qui ne veulent pas entendre », “Estes Surdos que não querem escutar”

Langue de signes en français – LIBRAS – français e português. Legendado em Português.

Film réalisé par un collectif de sourds, dont Olivier Schetrit (Doctorant EHESS, Contrat CNRS, LAS/TransOceanik) qui présentera le film en langue des signes, traduite par interprète Rose Bernieri (langue des signes brésilienne et en français et/ou brésilien).

Filme sobre debate na França e Argentina sobre a lingua de sinais e novas tecnologias usadas por pessoas surdas.

Film on debates in France and Argentina around sign languages and new technologies used by deaf people.

Debatedores: Claude Mercier (EPL) e Ronice Quadros (professora do departamento de LIBRAS da UFSC). Débat em français et langue de signes française et brésilienne (Power point en français et portugais, PP em francês e português). 

21:00 Jantar no Bar IEGA – ao lado do Hotel Quinta da Bica d’Agua

Terça 28 maio 2013 – Vivos/Mortos – Vivants/Morts – Living/Dead

Local: Mini-Auditório do CFH/UFSC (Manhã e Tarde) e Auditório do CFH/UFSC (Noite)

9:30 às 12 :30 Mesa 1 – Risques aux frontières de la vie / Riscos nas fronteiras da vida (e da morte) / Risks on the frontier of life (and death)

Langues: français, portugais et anglais- francês, português e inglês – french, portuguese and english

Coordenadora : Cornelia Eckert (UFRGS)

Apresentadoras/es :

– Oscar Calavia Saez (Anthropologue, UFSC, Florianópolis) “Le Mort Graphomane et l’Indienne Maléfique: la vie quotidienne des dichotomies au Brésil” .

– Emma Scott (PhD candidate JCU/TransOceanik): « Spirits and the Psyche: An Exploration of the Materiality of Spirit Beings in Amerindian and Scientific Imaginations »

– Evelyn Schuler (anthropologue, UFSC, Florianópolis) e Alfredo Zea (editeur, Florianópolis): O ter a ver e o clamor dos mortos: notas a partir de motivos visuais waiwai  (PP em français – Avoir a voir et la clameur des morts: notes à partir de motifs visuels waiwai)

– Telma Camargo da Silva (anthropologue UFG, Goiânia) Subjective experiences and bio-scientific classifications of the Goiânia radiation disaster´s victims: identities constructed in the interplay betweensilence and agency”

– Renato Athias (anthropologue, UFPE, Recife)Patrimonialisation de la “maloca”: objets rituels indigènes dans les musées au Brésil et en Europe (PP em portugais -Patrimonialização da “maloca”: objetos indígenas ritualisticos em museus no Brasil e na Europa)

Debatedores : Antonella Tassinari (anthropologue, UFSC, Florianópolis) et Perig Pitrou (anthropologue, LAS/CNRS/TransOceanik, Paris)  – Débat en français et portugais – Debate em francês e português

14 às 16 hs – Mesa 2 – Historia, espiritualidade e politica/ Histoire, spiritualité et politique/ History, spirituality and politics

Langue: Français

Coordenadora : Juliana Cavilha Losso (ASSESC)

Apresentadores :

Arnaud Morvan (Anthropologue, Musée d’Aquitaine, LAS/TransOceanik) :« Révélation des morts et création d’une cérémonie rituelle par des femmes Kija, NW Kimberley, Australie »

– Jorge Villela (Anthropologue, UFSCAR, São Carlos) “La mémoire et les Rapports entre les Morts et les Vivants au Sertão de Pernambuco”

– Julie Cavignac (Anthropologue, UFRN, Natal)- “Sanctuaires, ruines et enchantements: mémoire du temps de l’esclavage au Seridó”

Debatedor/a : – Cornelia Eckert (Anthropologue, UFRGS, Porto Alegre) e Salvatore d’Onofrio (Anthropologue, LAS/TransOceanik et Palerme) – Débat en français

16:00 às 16:30 – Intervalo

16 :30 às 18 :30

Mesa 3 – Arte e memória viva / Art et mémoire vivante / Art and living memory

Lingua: Français

Coordenador : Salvatore d’Onofrio (LAS, Paris, Université de Palerme)

Apresentadoras :

 Rosa Blanca (plasticienne, FEEVALE, Novo Hamburgo): “Art queer et  questions postcoloniales aux Amériques”.

– Géraldine Le Roux (anthropologue, Université de Tours, LAS/TransOceanik) : « La revanche des genres. Stratégies discursives et performatives d’artistes plasticiens autour de la catégorie d’Art dans le Pacifique »

– Caterina Pasqualino (anthropologue, GDRI du musée du quai Branly)

« Nouvelles visions. De la possession palo monte (Cuba) au cinéma expérimental »

Debatedoras : Brígida Miranda (Metteur em scène, UDESC, Florianópolis) e Suely Rolnik (psicanalista, crítica de arte e cultura, curadora, PUC-SP e MacBa – sous réserve), Telma Camargo da Silva (anthropologue UFG, Goiânia). Discussion in English and French, discussion en anglais et français

19 :00 à 20 :30 – Encontro com Lideranças Indígenas

Coordenador: Rafael Devos (antropólogo, UFSC)

Linguas: Português e inglês (com tradução simultânea)

Apresentadores: Cacique Eunice (Aldeia indigena Guarani de Morro dos Cavalos),  Getulio (Cacique Kaingangue) e Copacã (Cacique Xokleng) (http://licenciaturaindigena.ufsc.br) e Max Lenoy (Indigenous Australian, Lecturer in Educational technologies, JCU – http://www-public.jcu.edu.au/education/staff/JCUPRD_032986)

Debatedor: Antonio Carlos Souza Lima (antropólogo, MN-UFRJ, Rio de Janeiro)

Debate em português (com tradução simultânea para o inglês)

Quarta feira 29 de maio de 2013 – Humanos/Não Humanos – Humains/Non humains – Humans/Non Humans

Local: Auditório do CFH/UFSC

9 :30 às 12 :30 – Mesa 1 – Direitos e subjetividades políticas / Droits et subjectivités politiques / Rights and political subjectivities

Coordenador :Alex Vailati (anthropologue, Posdoctorant, PPGICH UFSC)

Línguas: Français et portugais; francês et português e inglês

Apresentadores/as :

– Theophilos Rifiotis (anthropologue, UFSC, Florianópolis): «Les sujets des droits et les droits des sujets »

– Fabienne Martin (LISST-Centre d’Anthropologie Sociale/CNRS, Toulouse): « Le temps mutant: introduction à l’anthropologie des ruptures»

– Alexandre Soucaille(ANR Ruptures, CEIAS, LAS/TransOceanik): «Les vies suspendues ou le ‘concept-zombie’: Réflexions sur les camps »

– Jean Tible (sociologue, Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA), São Paulo) « Spectres et luttes: notes à propos d’un dialogue entre Marx et Amérique Indigène »

– Elena Nava (anthropologue, UnB, Brasilia) “Rádio Comunitária Totopo: redes locais e globais de intermediação” (PP in english “Networks, political brokers, and indigenous radio in Oaxaca, Mexico”)

Debatedores : Peter Pal Pelbart (philosopher, PUC-SP) e Barbara Glowczewski (LAS/CNRS, França) – Débat em français et portugais- Debate em francês e português

14.30 às 17h – Mesa 2 – Espíritos, xamanismo e sacrifício / Esprits, chamanisme et sacrifice/ Spirits/Chamanism and sacrifice

Línguas: Français et anglais; French and English

Coordenadora : Barbara Glowczewski

Apresentadores/as :

Robin Rodd (anthropologist, JCU, Austrália) :« Visionary immuno identity politics: perceptions of self/foreign entity negotiation and metaphors of immune system functioning among Australian ayahuasca drinkers »

– Barbara Arisi (anthropologue, UNILA, Foz do Iguaçu) – “Matis parties: dancing with gringos, animals and other foreigners”

– Perig Pitrou (CNRS, LAS, França) :« Les morts et les entités de la nature comme destinataires de sacrifices animaux. Analyse contrastive des régimes de commensalité rituelle en Mésoamérique.”

– Jeremy Deturche (anthropologue, UFSC, Florianópolis) “Etres humains, esprits et genre chez les Katukina du Fleuve Biá em Amazonie”

Debatedor/a: José Kelly Luciani (anthropologue, UFSC, Florianópolis) e Caterina Pasqualino (IRIS, Paris). Débat en français et anglais, discussion in English and French.

17:00 às 17:30 – Maracatu Arrasta Ilha –  www.arrastailha.blogspot.com

17:30 às 18:00 – Intervalo

18:00 às 19 :30 – Mesa 3 –  Excluídos/incluídos. O debate brasileiro – Exclus/inclus. Le débat brésilien – Excluded/included. On the Brazilian debate.

Language: English

Coordenadora – Carmen Rial (UFSC e ABA)

Apresentadores :

Gustavo Lins Ribeiro (antropólogo, UnB, Brasilia) – “Why (post)colonialism and (de)coloniality of power are not enough. A postimperialist perspective”

Ruben Oliven (antropólogo, UFRGS, Porto Alegre) “Parochial cosmopolitanism?: insiders and outsiders in Anthropology”

Debatedores : Barbara Glowczewski (anthropologue, LAS/CNRS, França) e Max Lenoy (Lecturer in Educational technologies, JCU, Austrália) – Discussion in English

19:30 Encerramento

20: 00 Jantar de Confraternização no Restaurante Oliveira na Lagoa da Conceição

(por adesão)

Local do Evento: Auditório e Mini-Auditório do CFH UFSC