Trancamento de curso

O aluno do PPGAS/UFSC que precisar trancar o curso deverá encaminhar à Secretaria do PPGAS os documentos abaixo impressos e assinados até 5 dias úteis antes da última Reunião do Colegiado anterior ao início da matrícula de alunos regulares para o próximo semestre (consultar calendário do PPGAS). A solicitação de trancamento será encaminhada à Comissão de Ensino e depois ao Colegiado do PPGAS.

  • Formulário de trancamento com aceite do orientador
  • Histórico (todo aluno pode imprimir o histórico a partir do CAPG)
  • Documentos que julgar necessários para embasar a solicitação

Legislação da Pós-Graduação Stricto Sensu (Resol. 05/CUn/2010), em seu Art. 45º, diz que:

Art. 45. O aluno de curso de Pós-Graduação poderá, mediante solicitação, com a concordância do orientador e a critério do Colegiado Delegado do curso, trancar matrícula por, no máximo, doze meses, por períodos nunca inferiores a um período letivo, não computados para efeito do tempo máximo de integralização do Curso.

§ 1.º Durante a vigência do trancamento de matrícula, o aluno não poderá cursar nenhuma disciplina de Pós-Graduação na Universidade, efetuar exame de qualificação ou defender dissertação ou tese.

§ 2.º O trancamento de matrícula poderá ser cancelado a qualquer momento, por iniciativa do aluno, resguardado o período mínimo definido no caput deste artigo.

§ 3.º Não será permitido o trancamento da matrícula no primeiro e no último período letivo, nem em períodos de prorrogação de prazo para conclusão do curso.