Nota de Falecimento egressa Victória Regina dos Santos

24/10/2022 12:23

É com grande tristeza que o PPGAS informa o falecimento de sua aluna egressa de mestrado e pesquisadora associada do LEVIS, Victória Regina dos Santos, na noite de 22 de outubro de 2022, vítima de um câncer fulminante de pulmão. Victória era muito querida e estimada por colegas e professoras pois era uma grande articuladora entre pessoas e diferentes mundos. Sempre de bom humor, generosa e atenta a todos que a rodeavam, foi uma aluna ativa no curso e na ampliação de campos de atuação da antropologia, bem como no fortalecimento dos núcleos de pesquisa. Na fotografia, está com sua turma de mestrado do PPGAS.

Formada em Psicologia na UFSC e servidora concursada na Polícia Civil de Santa Catarina, foi uma das pioneiras no combate às violências de gênero em sua atuação na DEAM – Delegacia Especializada em Atendimento às Mulheres de Florianópolis. Também lecionou na ACADEPOL – Academia de Polícia. Sua dissertação: “Práticas policiais nas delegacias de proteção à mulher de Joinville e Florianópolis”, foi orientada pelo Prof. Theophilos Rifiotis e defendida em 2001, um trabalho pioneiro sobre o tema e que se mantém importante referência nesse campo de estudos. Por meio de sua atuação como psicóloga policial e antropóloga, contribuiu para a consolidação de boas práticas no atendimento a mulheres em situação de violência. Victória foi uma das primeiras estudantes negras do PPGAS e, como oriunda da comunidade do Morro da Caixa, articulou professoras e estudantes com a Escola de Samba Embaixada Copa Lord, na qual foi membro da diretoria. Deixa as filhas Paula e Beatriz, patinadoras medalhistas que muito contaram com o incentivo e apoio da mãe para chegarem ao pódio.

A família convida para a despedida no dia de hoje, 24/10/2022, no Cemitério Vaticano, em Forquilhas (R. Antônio Jovita Duarte, 9203 – Forquilhas, São José – SC, 88107-100), das 14h às 17h, horário em que ocorrerá a Cerimônia de Homenagem e pede que os participantes vistam roupa branca ou clara.