Nota de repúdio aos ataques à aluna e liderança indígena Joziléia Daniza Jagso Schild Kaingang

25/11/2022 07:42

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC) repudia os ataques feitos a sua aluna do doutorado e reconhecida liderança indígena Joziléia Daniza Jagso Schild Kaingang, os quais questionam e colocam em dúvida seu pertencimento étnico, assim como a legitimidade de sua participação na COP27, no Egito, enquanto indígena.

Joziléia Schild Kaingang, mulher Indígena Kaigang, importante liderança política de seu povo, aluna do doutorado em Antropologia, apresenta uma longa e sólida trajetória em defesa da ancestralidade Kaingang, dos seus direitos territoriais e de acesso à saúde e educação, de um mundo de equidade e com respeito às diferenças e de justiça aos povos originários, sobretudo em seu protagonismo na articulação das mulheres Indígenas do Brasil. Joziléia é cofundadora e uma das coordenadoras da Articulação Nacional da Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA), assim como assessora projetos do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Argumentos estereotipados, de caráter racistas e misóginos, têm sido recorrentemente usados para deslegitimar mulheres indígenas, justamente pela projeção que Joziléia, dentre tantas  outras mulheres, têm alcançado em sua larga e destacada luta pelos direitos dos povos indígenas.

O direito dos povos indígenas é garantido pela Constituição brasileira, assim como a luta pelo reconhecimento pleno desses direitos.  Repudiamos todo e qualquer ato que busque cercear esses direitos, assim como condenamos os recorrentes atos de violência contra os povos indígenas, suas identidades e seus territórios.

Expressamos nossa incondicional solidariedade à Joziléia Daniza Jagso Schild Kaingang, importante liderança indígena, e aluna extraordinária do PPGAS/UFSC.