Publicação do livro A Festa da Jaguatirica: uma partitura crítico-interpretativa, do professor Rafael José de Menezes Bastos, do PPGAS

24/08/2013 22:15

Acaba de sair pela Editora da UFSC o livro A Festa da Jaguatirica: uma partitura crítico-interpretativa, do professor Rafael José de Menezes Bastos, do PPGAS. O trabalho inaugura a Coleção Brasil Plural que vai contar com a publicação de teses e coletâneas de pesquisadores do IBP.

A Festa da Jaguatirica é uma das primeiras descrições integrais de um ritual musical ameríndio. Feita no seu próprio pulso, ela evidencia que o cerne desses rituais, na Amazônia, está na articulação de pequenas unidades (canções, peças instrumentais, vinhetas) em longas sequências e sequências de sequências, resultando em performances às vezes de mais de dez dias. A música neles opera como pivô entre as artes verbais (poesia, mito) e corporais (especialmente a dança). A publicação deste livro contribui fortemente para a atual reconfiguração do conhecimento sobre os povos amazônicos, apontando para a ideia de uma grande complexidade de suas culturas.

A Coleção Brasil Plural tem como objetivo dar visibilidade às pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisa Brasil Plural (INCT/CNPq). Busca retratar as diferentes realidades brasileiras em toda a sua complexidade e contribuir para a elaboração de políticas sociais que levem em consideração as perspectivas das populações e comunidades estudadas.  Além disso, visa formar pesquisadores e profissionais que atuem com essas populações.

Ficha Técnica