Qualificação de Projeto (Mestrado/Doutorado) e de Tese de Doutorado

PROCEDIMENTOS PARA MONTAR BANCA DE QUALIFICAÇÃO DE

PROJETO DE MESTRADO, PROJETO DE DOUTORADO e TESE DE DOUTORADO

Art. 44. Para a qualificação de projeto de mestrado deverá ser obedecido o seguinte processo:
I. A partir da orientação do professor orientador, o aluno define a temática da dissertação, dentro das linhas de pesquisa do PPGAS II. Escolhido o tema, o aluno formulará projeto de pesquisa e o submeterá à apreciação do professor orientador, que deverá julgar a adequação do mesmo. III. Com o aval do professor orientador, será convocada banca para avaliação do projeto de dissertação, com aprovação da Coordenação, até o término do segundo semestre de matrícula do aluno no PPGAS:
 Art. 45. Para a qualificação de projeto de tese de doutorado deverá ser obedecido o seguinte processo: I. A partir da orientação do professor orientador, o aluno define a temática da tese, dentro das linhas de pesquisa do PPGAS II. Escolhido o tema, o aluno formulará projeto de pesquisa e o submeterá à apreciação do professor orientador, que deverá julgar a adequação do mesmo. III. Com o aval do professor orientador, será convocada banca para avaliação do projeto de tese, com aprovação da Coordenação, até o término do terceiro semestre de matrícula do aluno no PPGAS: IV. A banca avaliadora, aprovada pela Coordenação, será composta por dois professores, sendo pelo menos um deles do PPGAS, além do orientador, que presidirá a banca. Excepcionalmente, na ausência do orientador, a banca poderá ser presidida pelo co-orientador ou outro docente permanente, mediante solicitação do orientador.
Art. 46. A qualificação da Tese para o Doutorado é realizada a partir da integralização dos créditos e aprovação da qualificação do projeto de tese, segundo o estipulado no Art. 45. § 1º A Qualificação de que trata este Artigo deverá ser realizada em sua totalidade até o final do sétimo semestre de matrícula do aluno no PPGAS, com a entrega à banca de qualificação, específica para cada doutorando, de uma versão inicial substantiva da tese, contendo capítulos, um sumário detalhado da tese e um cronograma detalhado de redação. § 2º A banca de qualificação, aprovada pela Coordenação, será composta por dois professores, sendo pelo menos um deles do PPGAS, além do orientador, que presidirá a banca. Excepcionalmente, na ausência do orientador, a banca poderá ser presidida pelo co-orientador ou outro docente permanente, mediante solicitação do orientador. § 3º A sessão de qualificação consistirá num exame do trabalho apresentado segundo os procedimentos habituais de uma defesa, com arguições dos membros da banca e respostas do candidato e recomendações da banca a respeito da futura elaboração da tese. A banca finalmente decidirá pela qualificação ou não qualificação do trabalho. § 4º O candidato qualificado deverá elaborar sua tese atendendo às sugestões feitas pela banca e sob supervisão do seu orientador, e solicitar em tempo hábil a convocatória da defesa final de sua tese. § 5° Quando da não realização da qualificação ou da não aprovação do trabalho nesta sessão de qualificação até o prazo estipulado no § 1º deste Artigo, o alunos terá sua matrícula cancelada e será desligado do programa, mediante aprovação do Colegiado.
atencao
Favor consultar a íntegra do Regimento Interno do PPGAS para mais informações a respeito das qualificações.

Os mestrandos e doutorandos que estejam no prazo estipulado em Regimento e que já tenham cumprido a carga mínima de créditos exigidos em disciplinas deverão entregar à Secretaria do Programa, obedecendo às datas do calendário do PPGAS vigente no semestre e atentando para os prazos necessários para envios de pauta às reuniões do Colegiado, os seguintes documentos Formulário de solicitação de banca ASSINADO PELO ORIENTADOR.

Dicas:

  • No Calendário do PPGAS, confira a data referente ao “último dia para solicitação de inclusão de pontos de pauta da reunião do colegiado e divulgação da convocatória” da Reunião Ordinária do Colegiado anterior ao vencimento do seu prazo!
  • Antes da defesa presencial: lembre de editar e de imprimir o modelo de ata (disponível na página Formulários) conforme os dados e realidade da sua qualificação. Solicite o número de sua Portaria de designação de banca à Secretaria, ou deixe um espaço em branco para ser informado depois.
  • Caso o estudante não consiga atender ao prazo acima mencionado, deverá solicitar prorrogação de prazo de qualificação obedecendo às datas do calendário do PPGAS vigente no semestre.

***

BANCAS POR PARECER

Informar no formulário que a qualificação acontecerá por parecer (parcial ou totalmente). Após a aprovação da banca pelo Colegiado, a Secretaria elabora a Portaria de designação com as informações do formulário.

Em caso de bancas totalmente por parecer, o/a orientador/a deverá estabelecer a data limite para entrega dos pareceres, que será considerada como a data da qualificação. O prazo limite para entrega dos pareceres ao orientador/presidente da banca deve ser a data marcada para realização da qualificação.

O(s) parecer(es) deve(m) ser apreciado(s) em sessão presencial entre o orientador/presidente da banca e o orientando/qualificando e preenchida a respectiva ata com o resultado da avaliação final da qualificação (aprovado/reprovado) para posterior entrega à secretaria do PPGAS do conjunto do material em um único encaminhamento.

Após a qualificação por parecer é preciso entregar os seguintes documentos:

  • Ata impressa do encontro presencial de feedback dos pareceres, assinada pelo(a) orientador(a) e aluno(a), informando o resultado da qualificação e anexando os pareceres enviados (Atas sem pareceres anexados não serão aceitas e a qualificação não será lançada).
  • Projeto/tese qualificado/a em arquivo .pdf para o e-mail ppgas@contato.ufsc.br

***

ENTREGAR APÓS A QUALIFICAÇÃO

Após a realização da qualificação deverão ser encaminhados à Secretaria do PPGAS os originais dos seguintes documentos, preenchidos e assinados:

  • Ata da qualificação assinada e datada (editar modelo disponível na página Formulários conforme os dados e realidade da qualificação)
  • Projeto/tese qualificado/a em arquivo .pdf para o e-mail ppgas@contato.ufsc.br

***

IMPORTANTE

Cabe aos alunos a responsabilidade sobre o local da defesa (reserva, montagem e desmontagem). Assim, orientamos a todos que visitem previamente o local escolhido para testar equipamentos e verificar eventuais necessidades para a realização da defesa. Aos que reservarem a sala Sílvio Coelho dos Santos (110), lembrem de combinar a abertura da sala com a Secretaria do Departamento de Antropologia e com a Secretaria do PPGAS, pois a chave nunca é emprestada. Aos que reservarem outros locais, consultem as respectivas Secretarias em busca de orientações específicas.

Leia também: Instruções de uso dos equipamentos da sala Silvio Coelho dos Santos (110)

Locais disponíveis para realização de bancas no CFH:

Departamento de Antropologia (Sala 110) – Ramal 4129

Departamento de Psicologia – Ramais 9283 / 2389

Departamento de História – Ramal 4136

Departamento de Sociologia – Ramal 9253 – Opção 23

Departamento de Geografia – Ramal 9412