Expedição de Diplomas
Os documentos abaixo relacionados são necessários à expedição de diplomas de mestre/doutor(a) e devem ser entregues via e-mail à Secretaria (originais digitalizados) após a entrega definitiva do trabalho de conclusão na BU:
1- Documentação – alunos brasileiros:
- Cópia da certidão de nascimento/casamento, contendo as averbações referentes a sentenças judiciais pertinentes (alterações de nome).
- Cópia do documento de identidade (RG/CPF).
- Apenas para diplomas de mestre: Cópia do diploma da graduação (para mestrandos). Em caso de diplomas obtidos no exterior, Cópia do diploma estrangeiro, reconhecido por Instituição de Ensino Superior no Brasil, com visto consular. Caso o diploma não seja revalidado ou reconhecido no Brasil, apresentar cópia do diploma estrangeiro + declaração da coordenação do Programa de que o diploma foi aceito exclusivamente para fins de ingresso no curso, sem validade nacional e sem direito ao exercício profissional.
- Apenas para diplomas de doutor: Cópia do diploma de mestre (revalidado ou reconhecido, se for o caso).
1.1 – Documentação – alunos estrangeiros:
- Cópia da certidão de nascimento ou casamento.
- Cédula de Identidade: cópia da cédula de identidade do país de origem.
- Apenas para diplomas de mestre: Cópia do diploma da graduação (para mestrandos). Diploma obtido no exterior : Cópia do diploma estrangeiro, reconhecido por Instituição de Ensino Superior no Brasil, com visto consular. Caso o diploma não seja revalidado ou reconhecido no Brasil, apresentar cópia do diploma estrangeiro + declaração da coordenação do Programa de que o diploma foi aceito exclusivamente para fins de ingresso no curso, sem validade nacional e sem direito ao exercício profissional.
- Apenas para diplomas de doutor: Cópia do diploma de mestre (revalidado ou reconhecido, se for o caso). Diploma obtido no exterior : Cópia do diploma estrangeiro, reconhecido por Instituição de Ensino Superior no Brasil, com visto consular. Caso o diploma não seja revalidado ou reconhecido no Brasil, apresentar cópia do diploma estrangeiro + declaração da coordenação do Programa de que o diploma foi aceito exclusivamente para fins de ingresso no curso, sem validade nacional e sem direito ao exercício profissional.
2 – Entrega da dissertação/tese – comum a todos
- Enviar por e-mail (ppgas@contato.ufsc.br) arquivo digital contendo a versão final da dissertação/tese em arquivo PDF;
- Enviar por e-mail (ppgas@contato.ufsc.br) em arquivo editável DOC (Word), o título, resumo e palavras-chave / abstract e keywords, número de páginas do trabalho, e linha de pesquisa e projeto ao qual está vinculado no sucupira.
Lembrando:
–> Toda a documentação para expedição de diploma deve estar autenticada (mas podem ser autenticados na Secretaria com os originais).
—> O diploma só poderá ser emitido se o aluno não tiver pendências junto à Biblioteca Universitária.
–> Dúvidas, consultar as orientações da RN46/2019/CPG.
–> O processo de expedição de diploma será autuado na Secretaria do Programa e encaminhado ao DIERD/DAE. Uma vez expedido, deverá retornar à Secretaria para assinatura do/a Coordenador/a do Programa. O/a aluno/a diplomado receberá um e-mail da Secretaria informando quando da disponibilidade para retirada do diploma durante o horário de expediente da mesma.
–> A retirada do diploma por terceiros deverá ser precedida de indicação por e-mail à Secretaria do nome completo de quem fará a retirada. Este, por sua vez, deverá portar documento de identificação com foto e assinar o protocolo de retirada do diploma.
ANEXO 1 – Manual de Procedimentos – Diplomas de Pós-Graduação
ANEXO 2 – Fluxo do Processo – Diploma de Pós-Graduação
>>> SOBRE ENTREGA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO:
Conforme a nova Resolução Normativa 46/2019/CPG, a partir de 1º de agosto de 2019 passam a valer as novas regras para entrega de dissertações e teses de doutorado na UFSC. Há três novidades importantes:
1) O formato passa a ser A4 – deve ser seguido esse modelo, sobretudo nas primeiras páginas do trabalho.
2) Não é necessário entregar nenhuma cópia impressa do trabalho, apenas o documento digital no formato PDF seguindo as especificações da BU;
3) o trabalho passa a ser assinado digitalmente por quem orienta e pela coordenação do curso (ver no modelo da BU como fica a nova folha de assinaturas).
As demais definições sobre o formato e o processo de entrega dos trabalhos em PDF estão disponíveis no site da BU.
Veja mais sobre o Depósito do trabalho de conclusão de curso da pós-graduação em nível de mestrado e doutorado na BU/UFSC.
Neste link as instruções para orientadores/as criarem e inserirem a assinatura digital.