Expedição de Diplomas

Conforme a nova Resolução Normativa 46/2019/CPG, a partir de 1º de agosto de 2019 passam a valer as novas regras para entrega de dissertações e teses de doutorado na UFSC. Há três novidades importantes:

1) O formato passa a ser A4 – deve ser seguido esse modelo, sobretudo nas primeiras páginas do trabalho: http://portal.bu.ufsc.br/files/2013/10/Template-A4_Teses_Dissertacoes.docx

2) Não é necessário entregar nenhuma cópia impressa do trabalho, apenas o documento digital no formato PDF seguindo as especificações da BU;

3) o trabalho passa a ser assinado digitalmente por quem orienta e pela coordenação do curso (ver no modelo da BU como fica a nova folha de assinaturas).

As demais definições sobre o formato e o processo de entrega dos trabalhos em PDF estão disponíveis no site da BU:

http://portal.bu.ufsc.br/files/2019/07/Procedimentos-da-BU-entrega-de-trabalhos-de-conclus%C3%A3o-de-curso-em-n%C3%ADvel-de-mestrado-e-doutorado.pdf

Neste link as instruções para orientadores/as criarem e inserirem a assinatura digital:

http://portal.bu.ufsc.br/files/2013/10/Orienta%C3%A7%C3%A3o-para-Cria%C3%A7%C3%A3o-de-Certificado-Digital-orientadores-e-coordenadores.pdf

Leiam também:

Os documentos abaixo relacionados são necessários à expedição de diplomas de mestre/doutor(a) e devem ser entregues à Secretaria após a entrega definitiva do trabalho de conclusão na BU: 

1- Documentação autenticada – alunos brasileiros (podem ser autenticados na Secretaria com os originais):

  • Cópia da certidão de nascimento/casamento, contendo as averbações referentes a sentenças judiciais pertinentes (alterações de nome).
  • Cópia do documento de identidade (RG/CPF).
  • Apenas para diplomas de mestre: Cópia do diploma da graduação (para mestrandos). Em caso de diplomas obtidos no exterior, Cópia do diploma estrangeiro, reconhecido por Instituição de Ensino Superior no Brasil, com visto consular. Caso o diploma não seja revalidado ou reconhecido no Brasil, apresentar cópia do diploma estrangeiro + declaração da coordenação do Programa de que o diploma foi aceito exclusivamente para fins de ingresso no curso, sem validade nacional e sem direito ao exercício profissional.
  • Apenas para diplomas de doutor: Cópia do diploma de mestre (revalidado ou reconhecido, se for o caso).

1.1 – Documentação autenticada – alunos estrangeiros (podem ser autenticados na Secretaria com os originais):

  • Cópia da certidão de nascimento ou casamento.
  • Cédula de Identidade: cópia da cédula de identidade do país de origem.
  • Apenas para diplomas de mestre: Cópia do diploma da graduação (para mestrandos). Diploma obtido no exterior : Cópia do diploma estrangeiro, reconhecido por Instituição de Ensino Superior no Brasil, com visto consular. Caso o diploma não seja revalidado ou reconhecido no Brasil, apresentar cópia do diploma estrangeiro + declaração da coordenação do Programa de que o diploma foi aceito exclusivamente para fins de ingresso no curso, sem validade nacional e sem direito ao exercício profissional.
  • Apenas para diplomas de doutor: Cópia do diploma de mestre (revalidado ou reconhecido, se for o caso). Diploma obtido no exterior : Cópia do diploma estrangeiro, reconhecido por Instituição de Ensino Superior no Brasil, com visto consular. Caso o diploma não seja revalidado ou reconhecido no Brasil, apresentar cópia do diploma estrangeiro + declaração da coordenação do Programa de que o diploma foi aceito exclusivamente para fins de ingresso no curso, sem validade nacional e sem direito ao exercício profissional.

2 – Documentação original – comum a todos

  • Declaração de inexistência de débitos junto à Biblioteca Central da UFSC.
  • Comprovante de pagamento de multa (se houver).

3 – Entrega da dissertação/tese – comum a todos

  • Enviar por e-mail (ppgas@contato.ufsc.br) arquivo digital contendo a versão final da dissertação/tese em arquivo PDF;
  • Enviar por e-mail (ppgas@contato.ufsc.br) o título, resumo e palavras-chave / abstract e keywords e número de páginas do trabalho em arquivo editável DOC (Word).

atenção Lembrando:

–> Toda a documentação para expedição de diploma deve estar autenticada (podem ser autenticados na Secretaria com os originais).

–> Dúvidas, consultar as orientações da RN46/2019/CPG.

–> O processo de expedição de diploma será autuado na Secretaria do Programa e encaminhado ao DIERD/DAE. Uma vez expedido, deverá retornar à Secretaria para assinatura do/a Coordenador/a do Programa. O/a aluno/a diplomado receberá um e-mail da Secretaria informando quando da disponibilidade para retirada do diploma durante o horário de expediente da mesma.

–> A retirada do diploma por terceiros deverá ser precedida de indicação por e-mail à Secretaria do nome completo de quem fará a retirada. Este, por sua vez, deverá portar documento de identificação com foto e assinar o protocolo de retirada do diploma.