Informações sobre bolsas 2015

26/02/2015 14:52

Prezados e prezadas estudantes ingressantes no PPGAS em 2015.

Em reunião de colegiado do dia 25/2/2015, o colegiado do PPGAS definiu normas para alocação de bolsas de estudos às turmas 2015 do curso. Aqueles que desejarem concorrer à bolsa de estudos devem estar atentos às modalidades previstas, entregando, caso desejarem, a documentação solicitada até o dia 04/03/2015. O material poderá ser entregue impresso na secretaria do curso ou
enviado por correio eletrônico (PDF) para o endereço coordenacaoppgas@contato.ufsc.br

Os estudantes ingressantes no PPGAS que desejarem concorrer a bolsas de estudo no programa em 2015 devem, no momento do ingresso, optar entre as seguintes modalidades, não excludentes, de candidatura a bolsas:

1) Critérios socioeconômicos;
2) Classificação no processo seletivo de ingresso.
Para concorrer a bolsas no PPGAS por critérios socioeconômicos, os estudantes devem apresentar memorial descritivo de sua trajetória acadêmica e situação socioeconômica, acompanhado de documentação subsidiária, mencionando os seguintes itens solicitados pelas políticas da UFSC de apoio ao estudante:
a) trajetória escolar mencionando instituições onde estudou e auxílios recebidos;
b) tipo e situação de moradia do estudante e da sua família;
c) situação socioeconômica dos familiares (fontes de recurso e despesas atuais incluindo alimentação, transporte);
d) situação socioeconômica do estudante (fontes de recurso e despesas atuais incluindo alimentação, transporte);
e) situação de saúde da família e do estudante (despesas com saúde e acessibilidade);
f) informações adicionais que considere relevantes.

A comissão de gestão do PPGAS analisará os memoriais e suas documentações anexas, definindo situações prioritárias para recebimento de bolsa, com a finalidade expressa de garantir a permanência do estudante no PPGAS.
As cotas restantes de bolsas serão distribuídas seguindo a classificação dos candidatos na seleção de ingresso.

O desempate nesta classificação será realizado através da análise da situação socioeconômica dos candidatos mediante análise de memorial descritivo da trajetória dos candidatos, devidamente documentado.

Obs: a documentação que acompanha o memorial não é obrigatória (comprovantes de renda, condições de moradia, comprovantes de despesas e atestados de saúde), mas auxiliará o trabalho da comissão no entendimento das necessidades apontadas pelo estudante em seu memorial.

Coordenação do PPGAS

Clique aqui para ler o parecer da Comissão