Procedimentos para montar Banca Examinadora de Defesa

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE REALIZAÇÃO DE DEFESAS 

SOLICITAÇÕES DE BANCA 

atençãoIMPORTANTE: O título informado na ata de defesa (a partir da solicitação de banca aprovada pelo Colegiado) só poderá ser mudado se o novo título for explicitado nas observações da ata de defesa.
Prazo para entrega da versão final na Biblioteca Central: quando não há alterações informadas na ata, o prazo é sempre o padrão e comum a todos os defendentes (30 dias), para que sejam realizados os ajustes de formatação no padrão A5 e demais exigências da Biblioteca Central.

As bancas examinadoras de dissertação e de tese devem ser aprovadas pelo Colegiado. Consulte o calendário do PPGAS para programar a entrega dos formulários de solicitação de banca obedecendo aos prazos necessários para que sejam incluídos na pauta da Reunião ordinária do mês anterior à defesa.

Dica–>No Calendário do PPGAS, confira a data referente ao “último dia para solicitação de inclusão de pontos de pauta da reunião do colegiado e divulgação da convocatória” da Reunião Ordinária do Colegiado anterior ao vencimento do seu prazo!

 

Todas as informações constantes no formulário de solicitação de banca devem estar preenchidas e corretas, principalmente a grafia dos nomes dos membros participantes e o título do trabalho, uma vez que é a partir deste documento que a Secretaria confecciona todo o material utilizado na defesa do candidato (atas, portarias, declarações, compras de passagens etc.).

⇒Importante: cabe aos mestrandos e doutorandos a responsabilidade sobre o local da defesa (reserva, montagem e desmontagem). Assim, orientamos a todos que visitem previamente o local escolhido para testar equipamentos e verificar eventuais necessidades para a realização da defesa. Aos que reservarem a sala Sílvio Coelho dos Santos (110): é necessário combinar a abertura da sala com a Secretaria do Departamento de Antropologia e com a Secretaria do PPGAS, pois a chave nunca é emprestada. Aos que reservarem outros locais, consultem as respectivas Secretarias em busca de orientações específicas.

Instruções de uso dos equipamentos da sala Silvio Coelho dos Santos (110) para defesas de ME/DO

Locais disponíveis para realização de bancas no CFH:

Departamento de Antropologia (Sala 110) – Ramal 4129

Departamento de Psicologia – Ramais 9283 / 2389

Departamento de História – Ramal 4136

Departamento de Sociologia – Ramal 9253 – Opção 23

Departamento de Geografia – Ramal 9412

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PRAZOS DE DEFESA

O prazo máximo para a realização da defesa de dissertação é o último dia do 24º mês desde o ingresso no curso e o da defesa de tese é o último dia do 48º mês desde o ingresso no curso.

Havendo a necessidade de se prorrogar este prazo, o aluno deverá entrar com uma solicitação de prorrogação plenamente justificada junto à Coordenação do Programa por meio do formulário de solicitação de prorrogação.

Para mais informações sobre solicitação de prorrogação, acesse a página Solicitações de prorrogações.

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PARTICIPAÇÃO DE MEMBROS EXTERNOS

Atualização em 12/11/15:  Por favor, leia: Alteração sobre participação de membros externos em bancas.

Caso a banca preveja a participação de membro(s) externo(s) à UFSC o formulário abaixo deverá ser entregue à Secretaria, devidamente preenchido e assinado pelo(a) orientador(a) e obedecendo aos prazos nele descritos:

  • Requisição de Diárias e/ou Passagens (favor verificar instruções e prazo no formulário)  Beneficiados estrangeiros deverão anexar cópia das folhas do passaporte onde constem número, validade, foto e informações do portador.

ATENÇÃO: Por determinação da Procuradoria Geral, não é mais possível solicitar vouchers de alimentação e hospedagem. Gastos com alimentação e hospedagem de convidados deverão ser cobertos por diárias, mesmo para estrangeiros e pessoas que não sejam servidoras públicas. Leia a Nota Técnica  nº309/2014/PF-UFSC/PGF/AGU clicando aqui

  • Hospedagem, deslocamentos e refeições deverão ser pagos pelo membro externo com as diárias recebidas.
  • Estrangeiros receberão as diárias na Agência Trindade do Banco do Brasil mediante apresentação do passaporte durante sua estadia em Florianópolis.

Hotéis conveniados com a UFSC que oferecem desconto

Orientações gerais:

– É obrigatório o preenchimento de todos os dados dos formulários no momento da entrega à Secretaria do PPGAS;

– Em obediência às normais federais (Portaria 505, de 29/12/09) que regem as compras no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) e às exigências da PROPG, as passagens são compradas sempre levando em conta os horários de início/término das bancas, com a ida tendo antecedência máxima de um dia e com a volta sendo no máximo no dia seguinte ao da realização da banca;

Não são custeadas passagens e hospedagem para que o professor convidado permaneça durante o final de semana em Florianópolis;

– Uma vez compradas as passagens aéreas, é impossível ao Programa realizar quaisquer tipos de alterações, o que caberá ao próprio beneficiário dos bilhetes. Caso o professor deseje alterar os bilhetes após a emissão, deverá procurar a companhia aérea e arcar com as despesas cabíveis, guardando os canhotos dos bilhetes de embarque para prestar contas ao final da viagem;

– O professor convidado que receber passagens aéreas ou rodoviárias deverá encaminhar à Secretaria do Programa os comprovantes de utilização dos bilhetes para posterior prestação de contas junto ao SCDP, conforme instruções a seguir.

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PRESTAÇÕES DE CONTAS

Em obediência à Portaria 205, de 22/4/10, quem receber diárias e passagens deverá “apresentar, no prazo máximo de cinco dias, contados do retorno da viagem, original ou segunda via dos canhotos dos cartões de embarque, ou recibo do passageiro obtido quando da realização do check in via internet, ou declaração fornecida pela empresa de transporte”. O encaminhamento dos documentos abaixo descritos deverá acontecer em até 5 dias corridos após o término da viagem:

  • Digitalização dos canhotos de cartão de embarque/bilhete rodoviário
  • Relatório de viagem assinado  –> Obrigatório para todas as solicitações, sejam de diárias ou de passagens ou de ambas.
  • Formulário de Dados CAPES* –> Usado para alimentar Coleta CAPES/Sucupira e CAPG: obrigatório para todos os membros externos de bancas (de defesas ou de qualificações) e para quaisquer outros professores visitantes.

*O Formulário de Dados CAPES deve ser entregue à Secretaria mesmo quando o membro externo participar por videoconferência.

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PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA

Após a realização da defesa deverão ser encaminhados à Secretaria do PPGAS os originais dos seguintes documentos, todos devidamente preenchidos e assinados:

  • Ata da banca assinada pelos membros da banca
  • Folhas de rosto A5 (entregues ao orientador nos documentos da banca)
  • Para o e-mail ppgas@contato.ufsc.br: resumo e palavras-chave em arquivo editável (necessários para lançar a banca no CAPG)
  • Para o e-mail ppgas@contato.ufsc.br: Arquivo digital da versão final da dissertação/tese em formato .pdf (mesma versão entregue na BU)
  • Para o e-mail ppgas@contato.ufsc.br: Formulário Dados CAPES*: um para cada membro externo.

*O Formulário de Dados CAPES deve ser entregue à Secretaria mesmo quando o membro externo participar por videoconferência.