Ementas das disciplinas

ESTRUTURA CURRICULAR:

Lista das disciplinas do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social

 

I. DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

ANT3001 HISTÓRIA DA ANTROPOLOGIA

A evolução da disciplina, desde os seus precursores até a atualidade, seu contexto intelectual, histórico, político e institucional. As correntes centrais da disciplina e suas versões periféricas. A história da antropologia brasileira.

ANT3002 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM ANTROPOLOGIA I

Questões básicas de epistemologia na analise da relação entre teorias antropológicas e técnicas de pesquisa. Análise do processo de pesquisa, seus textos e “hors-textes” (projetos, diários de campo, etc.).

ANT3003 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM ANTROPOLOGIA II

O processo de elaboração de um projeto de pesquisa. Análise dos pré-projetos de pesquisa dos alunos do mestrado. Questões éticas, políticas e jurídicas vinculadas à pesquisa antropológica.

 ANT3004 TEORIA ANTROPOLÓGICA I

As teorias centrais da antropologia. Delimitação de seus conceitos. Exame de obras representativas: monografias e obras teóricas clássicas.

ANT4102 SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE TEORIA ANTROPOLÓGICA I  Disciplina exclusiva para os alunos de doutorado

Aprofundamento de debates essenciais na tradição antropológica, com ênfase no contraste crítico entre teorias ou escolas. Polêmicas, ensaios bibliográficos e revisões críticas.

 ANT4104 SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE TEORIA ANTROPOLÓGICA II Disciplina exclusiva para os alunos de doutorado

Aprofundamento de debates essenciais na tradição antropológica, com ênfase no contraste crítico entre teorias ou escolas. Polêmicas, ensaios bibliográficos e revisões críticas.

II DISCIPLINAS OPTATIVAS

A)  DISCIPLINAS INTRODUTÓRIAS E GERAIS

ANT3111 ORGANIZAÇÃO SOCIAL E PARENTESCO

As teorias gerais sobre o parentesco e seu vocabulário. As implicações dessas teorias em outras áreas de estudo, como as de gênero, simbolismo e política.

ANT3112 RELAÇÕES INTERÉTNICAS

Teorias da etnicidade. Dimensões políticas, psicológicas e culturais da etnicidade. Classificações étnicas, identidade pessoal e grupal. Organização social das diferenças culturais. O conceito de grupo étnico. Identidade étnica e ideologia. Etnicidade e nacionalismo. Etno gênese e etno política. Identidades situacionais.

ANT3113 RELAÇÕES DE GÊNERO

O conceito de gênero segundo diferentes escolas teóricas. Identidades de gênero. Parentesco, família, filiação e reprodução. Feminismo e movimento gay. Desejo e sexualidade. Amor, conjugalidade e celibato. Masculinidade, poder e violência. Representações do masculino e do feminino. Análise crítica dos estudos clássicos na Antropologia sobre o lugar das relações de gênero em sociedades tribais e complexas.

ANT3114 ANTROPOLOGIA SIMBÓLICA

O papel do símbolo na vida humana e sua expressão em ritos, mitos e religiões. As teorias mais representativas desse campo e seus desdobramentos atuais: o abandono da perspectiva normativa para dar conta da complexidade da vida social. Exame de temas como religião, magia, rito, narrativa, e performance.

ANT3115 ANTROPOLOGIA POLÍTICA

A constituição do político e do poder enquanto objetos de estudo antropológico. A história da sub-disciplina e algumas de suas principais tendências recentes. Revisão crítica da noção de poder. Poder e Antropologia política. Representação do poder e poder da representação. Microfísica do poder. Violência ritual e poder. Força, autoridade, poder e “tribos urbanas”. Ordem social e violência legítima do Estado.

ANT3116 ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO

As principais teorias da religião, em antropologia e sociologia. A religião enquanto dimensão específica da vida social e como campo de saber. A religião e mundo atual, exame de temas como secularização, sacralização, movimentos religiosos contemporâneos, globalização.

ANT3121 ANTROPOLOGIA CULTURAL Disciplina dirigida a outros cursos de pós-graduação ao público da pós-graduação em geral e, em casos especiais, a alunos do PPGAS procedentes de outras áreas de estudo.

Visão geral e introdutória da Antropologia. Alguns dos seus representantes eméritos. O  papel da etnografia como recurso metodológico e teórico definidor da identidade da disciplina.

 

B) DISCIPLINAS METODOLÓGICAS

ANT3131 ANÁLISE DO DISCURSO: INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS E TÉCNICAS

As principais teorias da análise de manifestações discursivas. Definição e coleta de material: construção do corpus; linguagem e discurso;  texto, contexto, regras linguísticas e de enunciação.  Bases teóricas:  fundamentos linguísticos e fundamentos da etnolinguística. Análise de conteúdo; Estruturalismo e Semiótica; Cooperação textual. Estruturas discursivas e narrativas

ANT3132 ANTROPOLOGIA VISUAL

A imagem enquanto objeto de estudo antropológico. A história da sub-disciplina e algumas de suas principais tendências. A “antropologia compartilhada”. As teorias e práticas de técnicas audiovisuais (fotografia, vídeo, cinema, multimídia) na pesquisa antropológica.

ANT3133 LINGÜÍSTICA E ETNOLOGIA

Panorama histórico da linguística indígena brasileira. Transcrição fonética, análise fonêmica e elaboração de escritas para línguas ágrafas: aspectos técnicos e políticos. Políticas linguísticas no Brasil. Aprendizado de línguas ágrafas.

ANT3134 MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ANTROPOLOGIA

Técnicas quantitativas no contexto das ciências humanas. Explicação e covariação. Estratégias para controlar, neutralizar e descontar variáveis. Confiabilidade e Validade de Medidas. Ilustração e interpretação de números. Revisões de pesquisas quantitativas para confrontar/compatibilizar resultados.

ANT3135 TÓPICOS ESPECIAIS EM TÉCNICAS E MÉTODOS

Aprofundamento do estudo de uma metodologia ou uma técnica de pesquisa em particular. Métodos e técnicas recentes no campo antropológico.

 

C) DISCIPLINAS TEMÁTICAS

ANT3141 ANTROPOLOGIA E PSICANÁLISE

Relação entre antropologia e psicanálise. Teorias psicanalíticas e antropológicas sobre o indivíduo e sua dimensão subjetiva e inconsciente. Escolas teóricas: cultura e personalidade, etnopsiquiatria. Exame de temas tais como sonhos, mitos, proibição do incesto, desvio e loucura.

ANT3142 ANTROPOLOGIA E LITERATURA

Literatura como documento e a dimensão antropológica da literatura. Ciência e poética. Leitura, experiência e interpretação. As formas da escrita. A expressão literária do saber antropológico. Tipologia dos discursos literários. O texto etnográfico. O fictício e o imaginário. A etnopoética.

ANT3143 ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA

Relação entre Antropologia e Historia. A historicidade e sua variação em diversas culturas. Exame de tópicos como mito e história, antropologia das sociedades letradas, história e memória.

ANT3144 ANTROPOLOGIA E “PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO”

Progresso e  Desenvolvimento no final do século XIX  e começo do século XX: visão da Antropologia. Antropologia e Imperialismo. Grandes projetos e impactos sociais. Movimentos sociais e resistência. Pesquisas atuais sobre grandes projetos no contexto do Mercosul. Burocracia. Modêlos econômicos contemporâneos.

ANT3151 ANTROPOLOGIA DA VIOLÊNCIA

Fundamentos teóricos dos estudos sobre violência. Violência e sagrado. Processos de homogeneização e forças dispersivas. Massificação, subjetividade e tribos urbanas. Poder, autoridade e violência. Violência e cultura no Brasil contemporâneo. Direitos Humanos:  ética local e global. Estudos etnográficos sobre o uso da violência.

ANT3152 ANTROPOLOGIA DA MUSICA

Antropologia da música e outras formas de constituição da música como objeto de estudo antropológico. Da musicologia comparada à etnomusicologia. Contrastação com as diversas outras “musicologias”. Música como código sócio-cultural: principais tendências teórico-metodológicas. Músicas populares, eruditas, folclóricas e indígenas. Etnografias musicais clássicas, modernas e recentes.

ANT3153 ANTROPOLOGIA DA ARTE

A construção da arte como objeto de estudo antropológico: etnoestética, etnomusicologia, etnocoreologia e outros e sub-campos da área. Arte como código sócio-cultural: principais tendências teórico-metodológicas. Arte e artisticidade. Artes populares, eruditas, folclóricas e indígenas. Etnografias clássicas, modernas e recentes sobre a arte.

ANT3154 ANTROPOLOGIA DAS SOCIEDADES COMPLEXAS

A antropologia urbana. Fundamentos teóricos de pesquisas nas sociedades complexas: sociologia clássica (escola de Chicago, Simmel, Weber) e história social do cotidiano. A antropologia das sociedades complexas no Brasil: dos clássicos  aos contemporâneos.

ANT3155 ANTROPOLOGIA DA SAÚDE

A relação entre saúde, sociedade, e cultura a partir de uma perspectiva antropológica: teorias e conceitos centrais. A doença como processo sócio-cultural, e não meramente biológico. A história do desenvolvimento do campo da Antropologia da Saúde e suas sub-áreas; tendências atuais.

ANT3156 ANTROPOLOGIA DA ALIMENTAÇÃO

A comida enquanto objeto antropológico. As diferentes escolas antropológicas e suas interpretações das práticas alimentares. Tabus e as prescrições alimentares. Alimentação e classe social, gênero e etnia. Identidade e estilo de vida. Emigração e globalização alimentar. Distúrbios alimentares: anorexia e bulimia.

ANT3157 ANTROPOLOGIA DA MÍDIA

Teorias da mídia impressa e eletrônica. Apocalípticos e integrados: as diferentes escolas analíticas. Ética, mídia e poder. Empiricismo, sensacionalismo e homogeneização. Teorias de recepção; repetição e serialidade. Cibercultura. Referência a estudos concretos.

ANT3158 ANTROPOLOGIA DO ESPORTE

Teorias do corpo e do esporte. Esporte, mídia e poder. A paixão esportiva. Sublimação, identificação, masoquismo, pulsão de morte; masculinidade; identidade nacional e totemismo clubístico. Origens do esporte moderno e história do futebol brasileiro: classe e raça.

ANT3159 ANTROPOLOGIA DO MUNDO RURAL E DO CAMPESINATO

Espaço rural vs. espaço urbano. O campesinato e as transformações recentes no mundo rural. Economia agrária e estrutura política. Parentesco e família camponesa.  Religião em áreas rurais. Organizações e movimentos camponeses.

ANT3161 ETNOLOGIA INDÍGENA

A etnologia das Terras Baixas da  América do Sul, suas principais temáticas e posturas teórico-metodológicas. Esboço histórico e situação atual. A constituição da cosmologia como seu domínio globalizador. Etnografias Gê, Alto Xingu, Alto Rio Negro, Tupi, Guiana, Pano e outras. Perspectivas comparativas. Os índios, o Brasil e o sistema mundial.

ANT3162 GLOBALIZAÇÃO CULTURAL

Teorias da globalização cultural e sua relação com a Antropologia. Teorias da Modernidade e da Pós-Modernidade. Relação local-regional-global. As transformações da comunicação social no mundo contemporâneo. Exame de conceitos como homogeneidade e heterogeneidade culturais, identidade nacional, multiculturalismo e de temas como temas como turismo, consumo, mídia, migração.

ANT3163 NACIONALISMO E IMIGRAÇÃO

Colonialismo e sociedades plurais. Designação de fronteiras e formação de identidades nacionais. Imigração, nacionalidade e nacionalização. Cultura e Identidade nacional. Multiculturalismo e localismos. Identidade transnacional e processos sub-nacionais. Conflito e cooperação. Globalização cultural e novas nacionalidades.

ANT3164 RACISMO, CONFLITOS E DIREITOS ÉTNICOS

Racismo, cultura e poder. Intolerâncias e práticas de discriminação em diferentes contextos e sociedades. Estigma e Identidade social. Políticas de exclusão social, segregacionismo e apartheid. Violência e conflitos raciais. Direitos étnicos e cidadania. Organizações e grupos de militância anti-racista. Ação afirmativa e políticas de combate ao racismo.

ANT3165 CULTURA E IDENTIDADE NEGRA

Cultura e Identidade. Autonomia, cosmopolitismo e modernismo. Negritude como manifesto cultural e expressão artística. Arte, cultura e produção de valores culturais no meio negro. Literatura e diáspora negra nas Américas. Recepções e representações. Arte pública e expressão de identidades culturais. Signos de alteridade: visões e percepções estéticas. Expressões da arte e cultura negra no Brasil.

ANT3166 IDADE, DINÂMICA ETÁRIA E PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

O campo de estudo dos grupos etários na Antropologia Socia.  Os conceitos de “idade” e “grupo etário”. O “conflito de gerações”, estrutura familiar e processo de envelhecimento.  Ancianidade e ancestralidade nas sociedades urbano industriais e tribais.

ANT3167 SEXUALIDADES

Teorias antropológicas e psicanalíticas da sexualidade. História da sexualidade no Ocidente e comparação com outras culturas. História dos movimentos de liberação sexual e seus principais teóricos. Sentimentos sociais associados à sexualidade: amor, honra e ciúmes. Exame de temas como homossexualidade, heterossexualidade, bissexualidade, castidade, prostituição e sexo virtual.

ANT3168 LITERATURA ORAL, EXPERIÊNCIA  E ESTUDOS DE PERFORMANCE

Teorias de narrativa e antropologia. As formas de literatura oral e suas expressões artisticas. Narrativa como construção da experiência. Classificação e genêro. Narrativa e cultura. Etnografia da fala. Performance e Poética.

ANT3171 ESTUDOS DE SAÚDE

Aprofunda temas da disciplina Antropologia da Saúde, tais como itinerário terapêutico, rito e cura, medicina popular, e representações do corpo. Estudos de sistemas médicos no Brasil. Referência a situações e sistemas concretos.

ANT3172 ESTUDOS ETNOHISTÓRICOS

Teoria e método no estudo histórico de populações ágrafas. Mapeamento e uso crítico de fontes escritas externas. História oral. Relação entre o histórico e o estrutural. Relatividade do uso e conceito da história, a partir do exame das condições técnicas de uma historiografia de povos “sem história”.

ANT3173 ESTUDOS DE MITO E RITUAL

Aprofunda o estudo de conjuntos de manifestações simbólicas, definidos ora tematica ora geograficamente, e analizados segundo diferentes opções teóricas.

ANT3174 ANÁLISE DE SISTEMAS DE PARENTESCO Recomendável apenas aos alunos que tenham cursado previamente Organização Social e Parentesco. Dirigido preferentemente a estudantes cujas pesquisas desenvolvam este aspecto.

Estudo de sistemas de parentesco em um contexto de pesquisa e a discussão de literatura especializada. Referência a uma região etnográfica em particular ou comparação entre diversas regiões etnográficas..

ANT3175 RELIGIÃO E SOCIEDADE NO BRASIL

Exposição e exame da bibliografia brasileira e brasilianista sobre o tema. Exame de conceitos como sincretismo, culto-popular, campo religioso, etc. – e das principais áreas de estudo: movimentos socio-religiosos, religiões de raíz africana, igrejas, etc.

ANT3176 XAMANISMO, ARTE E ESTADOS DE CONSCIÊNCIA

Xamanismo e neo-xamanismo em sociedades tradicionais atuais e do passado, e nos meios urbanos. Manifestações artísticas associadas com práticas xamânicas. Técnicas xamanísticas de modificação dos estados de consciência.

ANT3181 TÓPICOS ESPECIAIS EM ANTROPOLOGIA

Estudo de um tema de interesse atual na Antropologia.

ANT3191 CURSO DE LEITURA EM ANTROPOLOGIA

Estudo individual orientado sobre um tema de interesse atual na Antropologia. O aluno deve elaborar o programa e a metodologia do curso com o professor.

 

D) OPTATIVAS EXCLUSIVAS PARA DOUTORADO

ANT4101 ESTUDOS AVANÇADOS

Disciplina exclusiva para doutorado, que desenvolva em maior profundidade a temática de qualquer uma das optativas do curso.

ANT4103 LEITURAS AVANÇADAS

Análise e discussão de uma bibliografia altamente especializada. Disciplina exclusiva para o doutorado.

 

III.  DISCIPLINAS PRÁTICAS

ANT4201/ANT4202  SEMINÁRIO DE PESQUISA I e II  (Doutorado)

Atividades de pesquisa desenvolvidas pelo estudante coordenado pelo seu orientador, vinculadas a um Núcleo de Pesquisa no qual se inscreva o tema de sua dissertação ou tese. Trata-se de seminários apresentados e discutidos pelos pesquisadores ligados ao grupo, e eventualmente de trabalhos práticos – diferentes, porém complementares dos que devam constituir a base da dissertação ou tese.

ANT3333 ESTÁGIO DE  DOCÊNCIA I  (Curso de Mestrado)

Atividade docente desenvolvida num curso de graduação. O estagiário auxiliará um professor – de preferência o seu orientador – no conjunto das tarefas docentes, podendo se responsabilizar de até um terço da carga horária.

ANT3333 ESTÁGIO DE  DOCÊNCIA II  (Curso de Doutorado)

O estagiário, sob a supervisão de um professor responsável, assumirá na íntegra a elaboração e implementação do programa de curso, incluindo a avaliação final.