Aula inaugural da pós em Antropologia

03/05/2013 18:20

A professora Diana Brown, do Bard College, proferiu aula inaugural do PPGAS na quarta dia  17 de abril de 2013, às 16h, na sala 110 do Departamento de Antropologia/CFH/UFSC, e teve como tema Corpo em Jogo: Juventude, Beleza e Envelhecimento. Diana Brown possui o B.A. do Smith College e o doutorado em Antropologia pela Columbia University. Lecionando desde 1988, e foi durante muitos anos co-diretora do Brazil Seminar na Universidade de Columbia e atualmente é professora titular no Bard College em New York. Realizou pesquisas pioneiras sobre umbanda no Rio de Janeiro que resultaram na publicação do livro Umbanda: Religion and Politics in Urban Brazil (2a edição 1994, Columbia University Press) e vários artigos. Obteve financiamentos e bolsas de pesquisa pela Fulbright-Hays, Fundação Ford, Colégio Lehman, CUNY e a Universidade de Columbia. Nos últimos anos tem realizado, com apoio do CNPq, estudos sobre beleza, saúde e envelhecimento em Florianópolis, sendo pesquisadora visitante no PPGAS-UFSC, além de ter sido professora visitante na UNICAMP. Atua também como co-diretora da Associação Metropolitana de Antropologia Médica e co-diretora do Programa de Estudos de Gênero no Bard College.