Convite para Ciclo de Palestras no PPGAS: Línguas, Traduções e Narrativas Ameríndias – com João Rivelino Rezende Barreto e José Ribamar Bessa Freire

29/10/2013 03:01

Convite para Ciclo de Palestras no PPGAS:

LÍNGUAS, TRADUÇÕES E NARRATIVAS AMERÍNDIAS

Palestrantes:

João Rivelino Rezende Barreto (UFAM)*

José Ribamar Bessa Freire (UERJ/UNIRIO)**

Data: quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Local: Auditório do Museu Marque – CFH/UFSC.

(*) João Rivelino Rezende Barreto é Tukano do Alto Rio Negro, sib Sararó Yuúpuri Búbera Põra. Domina a Língua Tukana tanto na fala como na escrita. Possui Licenciatura plena em Filosofia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB-Manaus-AM-2004-2008). Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (PPGAS-UFAM-2009-2012), com a dissertação “Formação e Transformação de Coletivos Indígenas no Noroeste Amazônico: Do mito à Sociologia das Comunidades”. É pesquisador do Núcleo de Estudo da Amazônia Indígena (NEAI-UFAM). Atuou como professor presencial no Município de Amaturá-AM, (Julho de 2011, Janeiro e Fevereiro de 2012) no Curso de Pedagogia – Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Amazonas PROIND/UEA. Em Julho de 2012 atuou como professor (credenciado) da Universidade Federal do Amazonas pelo Plano de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR no Município de São Gabriel da Cachoeira.

(**) José Ribamar Bessa Freire é professor da Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-Rio) e da Faculdade de Educação da UERJ, onde coordena o Programa de Estudos dos Povos Indígenas. Obteve os diplomas de professor normalista pelo Instituto de Educação do Amazonas (1965), de graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969) e de Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Cursou o doutorado em Historia na École Des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França (1980-83). Foi professor no Programa de Maestria da Universidad Nacional de Educación, em Lima, da Faculdade de Educação da PUC-Peru e da Universidad Particular Ricardo Palma (1974-1976), bem como da Universidade Federal do Amazonas (1977-1986). Escreveu, organizou e coorganizou vários livros, entre os quais Rio Babel – a história das línguas na Amazônia (2011), Políticas de línguas no novo mundo (2012), Essa Manaus que se vai (2012), Línguas Gerais – Política Linguística e Catequese na América do Sul no Período Colonial (2003), Os índios em Arquivos do Rio de Janeiro (1995-1996) e A Amazônia no período colonial (2008 – 7a. edição), entre outros. Mantém coluna semanal em jornais do Amazonas desde 1984 aos dias de hoje.