Processo seletivo Mestrado Turma 2015 – Nota de esclarecimento

01/12/2014 21:26

Nota de esclarecimento

Sobre os critérios de correção da Prova Escrita

A Comissão encarregada do Processo Seletivo da turma de Mestrado PPGAS/UFSC 2015 quer fazer pública uma avaliação geral das provas teóricas que não foram aceitas para a segunda fase do processo. Não forneceremos uma resposta individualizada a cada uma das pessoas que, compreensivelmente, gostariam de entender os motivos de sua reprovação, e o edital exclui compromissos da banca nesse sentido.

As provas teóricas do processo de seleção foram avaliadas mantendo o anonimato dos candidatos e atendendo aos seguintes critérios:

– familiaridade e competência no uso da bibliografia mínima (lembrando tratar-se de bibliografia básica, presente nas disciplinas obrigatórias de qualquer curso de antropologia);

– compreensão da questão e clareza na redação da resposta;

– comparação entre as ideias dos autores tratados, elaborando e sublinhando as diferenças entre estes (para além da mera enumeração e justaposição das ideias de cada autor);

– reflexão crítica e aprofundada sobre as ideias de no mínimo três dos autores indicados na bibliografia (considerando que aspirantes ao mestrado devem mostrar, ainda que de forma incipiente, voz própria e capacidade de formulação autoral do tema).

Por fim, cumpre lembrar que todo processo seletivo destina-se a escolher os melhores candidatos ou, pelo menos, aqueles que na ocasião da prova conseguiram se mostrar mais preparados. Ao contrário da avaliação em uma disciplina, na qual se deve atingir um mínimo previamente definido para a aprovação, em um processo de seleção, a definição do mínimo necessário para aprovação depende da comparação entre o desempenho de todos os candidatos avaliados.

Esperamos que tais esclarecimentos ajudem a melhorar o desempenho de quem não logrou aprovação e que este resultado não desestimule a realizar novamente a seleção de mestrado no futuro.

Comissão de Seleção de Mestrado PPGAS/UFSC – Turma 2015

Prof. Dr. Oscar Calavia Saez (Presidente)

Profª. Drª. Maria Eugenia Dominguez

Prof. Dr. Gabriel Coutinho Barbosa