Evento: exibição do curta Fabrik Funk e debate com Rose Hikiji (Antropologia/USP)

09/09/2016 12:29

Convite Fabrik Funk dia 15_09_16 UFSC-page-0

Exibição do filme Fabrik Funk e palestra e debate com Rose Satiko Gitirana Hikiji* (Antropologia, USP), co-diretora.

Fabrik Funk – a fabricação do funk em uma etnoficção

Rose Satiko apresenta o processo de concepção e realização do filme etnográfico Fabrik Funk, uma etnoficção sobre o gênero musical mais ouvido e dançado na periferia de São Paulo. Discute tanto a performance dos protagonistas do filme – produtores musicais, DJs, MCs, produtores audiovisuais e apreciadores do gênero Funk – como as estratégias das antropólogas enquanto realizadoras de uma etnoficção. Algumas questões norteiam a análise: de que modo os moradores de Cidade Tiradentes constroem-se como artistas e produtores ligados ao universo do Funk? Que ideias, elementos visuais, corporais e sonoros são mobilizados para a representação de vidas mais ou menos próximas às suas próprias? Como se dá a organização da filmagem (desde a roteirização até a direção dos atores, passando pela discussão de cenários e figurinos)? Como pensar a etnografia a partir da mise-en-scène? Quais as estratégias e vantagens de uma etnoficção num trabalho antropológico?

Sinopse do filme:

Fabrik Funk**

Karoline é uma jovem que deseja uma vida mais interessante que seu cotidiano em uma central de telemarketing. Nas ruas de Cidade Tiradentes, o maior conjunto habitacional popular da América Latina, Karoline corre atrás do sonho de ser uma MC, neste lugar que é conhecido como uma Fábrica de Funk.

O filme é uma etnoficção que aborda o universo do Funk, prática que envolve música, dança, tecnologia, moda, consumo, e que se tornou um dos principais fenômenos culturais da juventude no Brasil.

Fabrik Funk (25 min., 2015) é resultado de uma colaboração entre antropólogas da Universidade de São Paulo e da University of Victoria com moradores de Cidade Tiradentes, que atuam de diferentes maneiras na cena artística deste distrito.

Gravado em junho e julho de 2014, em Cidade Tiradentes/SP, e editado entre São Paulo/Brasil e Victoria/Canadá, em 2014 e 2015, o filme contou com apoio da FAPESP e da UVIC.

*Rose Satiko Gitirana Hikiji é professora do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo. Realiza pesquisa sobre músicos africanos imigrantes em São Paulo. É autora dos livros Imagem-violência A música e o risco, co-autora de  Lá do Leste, e e co-organizadora de Bixiga em Artes e Ofícios, Antropologia e Performance, Escrituras da Imagem e Imagem-Conhecimento. Realizou diversos filmes etnográficos, entre eles Violão-canção: uma alma brasileira, The Eagle, Fabrik Funk, A Arte e a Rua, Lá do Leste, Cinema de Quebrada, e Pulso, um vídeo com Alessandra e os webdocumentários Lá do Leste (ladoleste.org), Bixiga em Artes e ofícios (www.yayabixiga.com.br). É coordenadora do LISA (Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP) e do PAM (Pesquisas em Antropologia Musical) e vice-coordenadora do GRAVI (Grupo de Antropologia Visual da USP).

**Ficha técnica:

Direção

Alexandrine Boudreault-Fournier; Rose Satiko Gitirana Hikiji e Sylvia Caiuby Novaes.

Roteiro

Alexandrine Boudreault-Fournier; Daniel Hylario; Rose Satiko Gitirana Hikiji e Sylvia Caiuby Novaes.

Alexandrine Boudreault-Fournier e Rose Satiko Gitirana Hikiji.

Fotografia (still)

Sylvia Caiuby Novaes

Som direto

Noedy Hechavarria Duharte