NOTA PPGAS/UFSC SOBRE AS BOLSAS CAPES

08/12/2022 07:38

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC manifesta sua indignação com a imposição, pelo Ministério da Economia, da obstrução dos recursos destinados à continuidade das atividades de pesquisa e de formação de pesquisadores, anunciada pela CAPES, em comunicado de 06/12/2022.

O Decreto n° 11.269, de 30 de novembro de 2022 evidencia o descaso pela ciência e educação brasileiras da atual gestão federal, e precisa ser revertido com urgência. Trata-se de uma medida que afeta diretamente a pós-graduação e que se soma às demais ações ocorridas nos últimos anos de desmonte da gestão do ensino público com cortes de recursos essenciais para a continuidade do bom funcionamento de instituições federais de ensino no país.

Entre os recursos obstruídos estão as bolsas de pós-graduação, o que afeta diretamente 22 estudantes de mestrado e 19 estudantes de doutorado do PPGAS, pessoas oriundas de diversas regiões do país, da América Latina e do continente Africano, com pesquisas de excelência acadêmica em andamento. Além disso, outros 03 estudantes de pós-doutorado também são afetadas por esta medida. Muitas das pessoas em formação são parte de uma trajetória de sucesso do PPGAS junto à UFSC, na realização de políticas de ação afirmativa para pessoas negras, indígenas ou em condições de vulnerabilidade social.

As bolsas de pós-graduação são importantes não apenas para a continuidade de seus estudos, mas também para a manutenção de condições dignas de trabalho em uma cidade com alto custo de vida, assim como para viabilizar seus deslocamentos e sua permanência em pesquisa de campo com os mais diferentes coletivos sociais que compõem seus universos de investigação.

O corte abrupto no pagamento das bolsas compromete anos de preparação e produção de conhecimento e de formação de profissionais qualificadas. Além disso, outras ações do Programa ficam prejudicadas, que se somam a uma trajetória de 37 anos de contribuição de professores e estudantes que passaram pelo PPGAS para tornar a UFSC uma das universidades mais reconhecidas nacional e internacionalmente por seu rigor acadêmico e protagonismo na promoção de ciência e educação comprometidas com a democracia e a justiça social.

Somamos nossos esforços incisivos às manifestações de outros programas de pós-graduação da UFSC, de outras universidades e instituições de ensino e pesquisa brasileiras, para que esses recursos sejam desobstruídos imediatamente e para que os pagamentos devidos de bolsas e demais compromissos assumidos pela atual gestão do Ministério da Educação sejam honrados.