Arte, Cosmologia e Filosofia nas Terras Baixas da América do Sul e outras prosas – Prof. Dr. Rafael Bastos

12/01/2023 09:45

Conversa com o antropólogo Rafael José de Menezes Bastos sobre suas pesquisas atuais:

1. Arte, Cosmologia e Filosofia nas Terras Baixas da América do Sul Objetivo: Conhecer, etnográfica e comparativamente, os sistemas artístico-estéticos (música, dança, grafismo, iconografia, mito, drama, rito e outros), as cosmologias e o filosofar na região, visando a compreensão da socialidade dos grupos indígenas respectivos.

2. Música, Cultura e Sociedade no Brasil Objetivo: Conhecer etnográfica e comparativamente as diversas tradições musicais brasileiras, procurando articula-las com os demais domínios sócio-culturais.

3. Arte, Cultura e Sociedade na América Latina e Caribe Objetivo: conhecer etnográfica e comparativamente as artes (música, poesia, drama, iconografia, rito, mito, dança e outras) das sociedades nacionais da região, buscando suas conexões com os demais sistemas sócio-culturais respectivos.

4. Antropologia das Populações Açoriano-Brasileiras Objetivo: Conhecer etnográfica e comparativamente as populações de origem açoriano-brasileira no País, com ênfase naquelas de Santa Catarina e buscando compara-las com as sociedades matrizes portuguesas e açorianas.

No link abaixo, transmissão pelo youtube, às 19h do dia 10 de fevereiro de 2023.