CAAIS – Coletivo de Antropólogos Afro-Indígenas

19/12/2023 09:09

Divulgamos a todes alunes do PPGAS a criação do CAAIS – Coletivo de Antropólogos Afro-Indígenas.

Segue o texto de apresentação e convite para participar:

“Entre chegadas e partidas, inventamos em nós o sonho de nos lançar como CAAIS – Coletivo de Antropólogas/Antropólogues/Antropólogos Afro-indígenas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC. Lugar que é embarque, desembarque e caminho! Onde o encontro de trajetórias de negres e indígenas do PPGAS se faz terra de possibilidades. Com afeto, acolhimento e luta buscaremos realizar ações coletivas com a intenção de ampliar a diversidade do fazer ciência dentro e fora da academia, da base ao centro. Resgatando memórias de um passado-presente para reescrever a história e visibilizar outros saberes antropológicos.

Na mística da gira, o CAAIS foi fundado na lua nova do dia 16 de agosto de 2023, durante o V Seminário de Alunes das Ações Afirmativas do PPGAS-UFSC. Numa noite especial em que organizamos uma mesa redonda com os egressos das Ações Afirmativas do PPGAS-UFSC. Desde então seguimos nos aquilombando e aldeiando, semeando ideias para ações futuras.

Deixamos aqui o nosso convite a todes antropólogues/as/os afro-indígenas presentes no PPGAS – UFSC para construirmos juntes o CAAIS. Através de nossas redes estaremos divulgando ações, trabalhos acadêmicos, reuniões, convites, eventos e tudo que dialogar com a proposta do coletivo. Para nos seguir no Instagram o perfil é @somoscaais e caso queira fazer contato via email, este é o nosso endereço somoscaais@gmail.com. Qualquer dúvida estamos à disposição.

abraço

CAAIS – PPGAS (UFSC)”