O professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), Oscar Calavia Saez, lançou o livro digital “Esse obscuro objeto da pesquisa: um manual de método, técnicas e teses em antropologia”, destinado a uso público e gratuito. O livro é recomendado nas aulas de métodos e de escrita de trabalhos acadêmicos em Antropologia.
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina, nos termos do Edital da CAPES-29/2010, selecionará um(a) bolsista para o Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (Prodoc) para exercer atividades de pesquisa e docência na área de Antropologia atendendo aos objetivos gerais do Edital 7/2013/PPGAS. As inscrições para a seleção ocorrerão de 1º a 18 de outubro, exclusivamente pelo endereço eletrônico ppgas@contato.ufsc.br.
Informações: PPGAS/UFSC – (48) 3721-4131
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lança Edital 6/2013/PPGAS para seleção de Mestrado – Turma 2014, destinado aos candidatos de Ações Afirmativas pertencentes aos seguintes segmentos: uma vaga para candidato autodeclarado indígena e uma vaga para candidato autodeclarado negro. As inscrições ocorrerão de 26 de setembro a 1º de novembro, na Secretaria do PPGAS, das 8h às 12h e das 13h às 18h, ou por Sedex, com data de postagem até o dia 1º de novembro de 2013 (endereço postal consta no Edital).
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina informa que não houve candidaturas homologadas para a seleção de um/a bolsista no âmbito do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (PRODOC), para exercer atividades de pesquisa e docência na área de Antropologia atendendo os objetivos gerais do Edital 5/2013/PPGAS.

Durante a greve dos Correios, os interessados em se inscrever no processo de Seleção para Mestrado e Doutorado no PPGAS/UFSC, Turmas de 2014, poderão enviar a documentação necessária para inscrição digitalizada, em formato .pdf, para o email da Secretaria do PPGAS – ppgas@contato.ufsc.br.
Isso garantirá sua inscrição condicional até a recepção dos documentos físicos, que deverão ser enviados no prazo de 03 (três) dias após o fim noticiado da greve dos correios (comprovado pela data de postagem do Sedex). Caberá aos candidatos solicitar e obter uma confirmação do recebimento correto dos documentos digitalizados por parte da secretaria do PPGAS.
Convite para as próximas palestras no PPGAS:
Lynn Mario Trindade Menezes de Souza (USP):
“Para além da colonialidade: a estética da lingua-materna-múltipla”
Pedro de Niemeyer Cesarino (USP):
“Montagem e formação do mundo na poética marubo”
Data:terça-feira, 24 de setembro de 2013
Horário: 18h00
Local: Sala 110 do Departamento de Antropologia – CFH/UFSC.

Clique na imagem para visualizar o cartaz.
Estão abertas, na página eletrônica da Academia Judicial – acadjud.tjsc.jus.br – , as inscrições para o I Seminário de Justiça Restaurativa e Direitos Humanos no Judiciário Catarinense. O objetivo do evento, que acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro, é possibilitar a troca de experiências referentes à mediação de conflitos, em âmbito nacional e internacional, especificamente com adolescentes em conflito com a lei.
Magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, pós-graduandos do curso de graduação em Gestão Interdisciplinar de Conflitos no Judiciário Contemporâneo, estudantes universitários, técnicos do Poder Judiciário catarinense cuja área de atuação envolve adolescentes em conflito com a lei, e profissionais de organizações não governamentais e governamentais que exercem atividades na área, compõem o público-alvo.
(mais…)
A Direção do CFH convocou os servidores técnico-administrativos do Centro para uma reunião no dia 18/9, quarta-feira, das 13 às 15h.
Solicitamos a sua compreensão para o fechamento da secretaria do PPGAS neste dia e horário.

A professora Claudia Fonseca (UFRGS) ministrará a palestra “Pesquisa ‘Risco Zero’: É possível? É desejável?” nesta sexta-feira, 13 de setembro de 2013, às 19:00 no auditório do CFH.
Informações:
Profa Dra Miriam Pillar Grossi
Coordenadora do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS)
Telefone UFSC: 48 – 3721 97 14 (Depto Antropologia) ou 3721 4135 (NIGS)
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina, nos termos do Edital da CAPES-29/2010, está selecionando um/a bolsista no âmbito do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (PRODOC), para exercer atividades de pesquisa e docência na área de Antropologia atendendo os objetivos gerais do Edital 5/2013/PPGAS
Informações e inscrições:
PPGAS/UFSC – (48) 3721-4131
e-mail: ppgas@contato.ufsc.br