Documentário Ver Peixe – Menção Honrosa no Prêmio Pierre Verger

19/12/2018 16:59

O documentário Ver Peixe, produzido pelos Profs. Rafael Devos, Viviane Vedana e Gabriel Coutinho Barbosa recebeu menção honrosa no 12º Prêmio Pierre Verger de filmes etnográficos, durante a 31a. Reunião Brasileira de Antropologia, em Brasília, em dezembro de 2018.

Veja a ficha técnica e um trailer do filme:

VER PEIXE. Documentário. 46 min. 2017. Florianópolis, Brasil.
Nas praias do sul do Brasil, os vigias procuram os sinais da presença dos cardumes de tainhas. Estimam a espécie e a quantidade de peixes, a direção e a velocidade em que seguem. Orientam os movimentos  com a canoa e a rede, para encontrar com as tainhas. Não basta enxergar bem. Ver peixe é desvendar o ambiente: perceber a temperatura do ar e da água, a tonalidade do mar, a direção e a intensidade dos ventos e das correntes marinhas, os movimentos dos peixes e o relevo da praia. Atentos aos modos das tainhas se mostrarem, aprendemos a ver peixe, com os pescadores da canoa Saragaço.

Pesquisa e Roteiro: Rafael Victorino Devos, Gabriel Coutinho Barbosa, Viviane Vedana. Direção: Rafael Devos. Imagens: Rafael Devos, Gabriel Coutinho Barbosa. Som direto: Viviane Vedana. Montagem: Rafael Devos. Edição de Som: Viviane Vedana, Julio Cesar Stabelini. Realização: CANOA – Coletivo de Estudos em Ambientes, Percepções e Práticas – PPG Antropologia Social – UFSC

SEEING FISH. Documentary. 46 min. 2017. Florianópolis, Brazil.
In the southern Brazilian beaches, the lookouts seek for the signs of the presence of schools of mullets. They estimate the species and number of fishes, their direction and speed, guiding the movements of canoes and nets. It’s not enough to look. Seeing fish is about decipher the environment: to perceive the temperature, the clarity of the water, the direction and strenght of the winds and marine currents, the movements of the fishes and the releif of the sea floor. Turning the attention to the schools, we learned to see the mullets with the fishermen of Saragaço Canoe.