“A- MÃE-SER” – Pelo direito à maternidade e à amamentação

14/09/2021 19:38

Em julho de 2021, uma jovem mulher negra foi afastada de seu bebê após o nascimento no Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago (UFSC). Sob ordens do Conselho Tutelar de Florianópolis, Suzi, bebê de Andrielli Amanda dos Santos, foi retirada da sua mãe 3 horas após o parto e desde então não pôde sequer ser amamentada pela mãe. Andrielli ainda foi esterilizada, aos 21 anos, por meio de uma laqueadura sem seu consentimento. Como forma de pautar a discussão sobre diferentes violências a que esse caso alude, incluindo racismo e violência obstétrica, e refletir sobre o direito à maternidade e à amamentação, organizamos a mesa “A- MÃE-SER”, na qual esperamos discutir essas questões e manifestar apoio à Andrielli e a todas mães e crianças que tiveram seu direito ao vínculo limitado de maneira arbitrária.

A atividade contará com a participação de três convidadas:

Kaionara dos Santos – militante antirracista e assistente social
Raquel Mombelli – assistente social e antropóloga
Walderes Coctá Priprá – indígena Laklãnõ/Xokleng, professora e historiadora

O evento acontecerá na sexta dia 17 de setembro de 2021, às 19 horas, pelo Canal do youtube do IEG.

Link do evento: https://www.youtube.com/c/institutodeestudosdegeneroufsc
Arte: @sakine_cansiz_ | @mulheres_vidasqueinspiram
Desenho Mães: @luisabellll

Organização: Alexandra Alencar, Flavia Medeiros, Bruna Fani Duarte, Thiago Santana e Vânia Cardoso.

Apoio:
ECGD – IEG – UFSC