Nota de Apoio à Professora Maria Elisa Máximo

21/10/2022 08:03

O Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC), vem a público manifestar seu irrestrito apoio à Profa. Dra. Maria Elisa Máximo, demitida do IELUSC-Joinville em razão de uma manifestação em suas redes sociais privadas, realizada fora do expediente de pedagógico, numa mensagem de caráter estritamente pessoal e sem qualquer vínculo com a instituição. A demissão da Profa. Máximo pelo IELUSC-Joinville configura um evidente cerceamento da liberdade de expressão e até mesmo uma perseguição política.

Queremos destacar que se trata de uma professora e pesquisadora reconhecida nacionalmente como especialista nos estudos sobre a internet, com larga trajetória de pesquisa e altamente engajada na formação de recursos humanos. Ela é pesquisadora ativa desde a fundação do GrupCiber (Grupo de Pesquisa em Cibercultura) do PPGAS/UFSC, um grupo pioneiro no Brasil, e seus trabalhos são referenciais para os estudos nesse campo.

Maria Elisa Máximo tem uma trajetória acadêmica fundamentalmente dedicada ao desenvolvimento do IELUSC-Joinville, ocupando cargos administrativos e ampliando as parcerias da instituição, além de ser uma professora altamente envolvida com o ensino, a pesquisa e a orientação de estudantes.

Consideramos assim que a demissão da Profa. Dra. Maria Elisa Máximo pelas razões alegadas pelo IELUSC-Joinville configura cerceamento da liberdade de expressão e tentativa de controle sobre docentes. Uma decisão estranha à missão pedagógica e formadora de uma instituição de ensino.

Nota de Repúdio à perseguição política e profissional sofrida pela professora Maria Elisa Máximo e sua família, em Joinville/SC